Chuva e vento forte provocam estragos em várias cidades. Gaspar segue em alerta

No Oeste catarinense, os estragos já são grandes. Xanxerê é uma das cidades mais atingidas

Por Alexandre Melo

Placas retorcidas no centro da cidade de Xanxerê

As próximas horas serão marcadas por fortes instabilidades em Santa Catarina. O avanço de uma frente fria associada a formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil, favorece a ocorrência de temporais com vendavais, chuva intensa, raios e queda de granizo em todas as regiões do estado, entre a noite desta sexta-feira, 7, e o início da madrugada do sábado, 8. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) reforça o aviso para o avanço do sistema, que já vinha sendo monitorado e comunicado desde o início da semana.

As tempestades já chegaram ao Extremo Oeste e Oeste catarinense no início da tarde desta sexta-feira. Ao longo do dia, as instabilidades se espalharam para outras regiões. O risco segue muito alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos. Durante os temporais, as rajadas de vento podem superar 80 km/h, e a chuva deve ocorrer de forma intensa em curtos períodos de tempo.

O forte vento causou diversos prejuízos. Uma das cidades mais atingidas é Xanxerê, no Oeste do Estado. Os bairros mais atingidos são Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo. De acordo com a Defesa Civil do Município, cerca de 125 famílias foram afetadas e precisaram retirar lonas junto ao Corpo de Bombeiros. Apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos.

A Rede Municipal de Ensino também foi impactada pelo temporal. Os CEMEIs Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima sofreram danos. Equipes da Prefeitura trabalham desde a tarde  na desobstrução das vias. A distribuição de lonas está sendo feita pelo Corpo de Bombeiros e a DCELT faz os reparos da rede elétrica. A Secretaria de Assistência Social mantém uma equipe de plantão para atender famílias atingidas. Em caso de necessidade, o contato pode ser feito pelo telefone (49) 99108-5846.

Ainda nesta sexta-feira, uma equipe técnica se reuniu na sede da Defesa Civil Municipal para definir as ações e estratégias que serão executadas neste sábado (08). As equipes da Prefeitura de Xanxerê darão continuidade aos trabalhos de limpeza, realizarão a distribuição de brasilites e farão o levantamento completo das famílias afetadas.

A Defesa Civil orienta a população a não subir em telhados e evitar locais com cabos de energia caídos, a fim de prevenir acidentes.

Há previsão de novos temporais durante a noite desta sexta-feira e madrugada de sábado. A população deve permanecer atenta aos alertas e buscar abrigo seguro em caso de ventos fortes.

Em Chapecó, segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, Walter Parizotto, a situação mais grave registrada até o momento foi o destelhamento do refeitório da Escola Olímpio Corrêa Figueiró, no bairro Belvedere. Além disso, seis residências também tiveram os telhados danificados pela ventania.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a partir da madrugada deste sábado, o risco para temporais diminui, porém, o vento se intensifica com o avanço do ciclone extrotropical pelo Estado, especialmente, na metade leste do estado. Os ventos mais intensos serão entre o final da madrugada e o final da tarde de sábado, com velocidade média variando entre 30 e 40 km/h e as rajadas entre 70 e 90 km/h, podendo ser ainda mais intensa nas áreas costeiras. No domingo, o tempo deve se estabilizar e existe a possibilidade até do aparecimento do sol em algumas regiões.

Gaspar

A Defesa Civil de Gaspar informou que seguirá de plantão e reforça que, em caso de ocorrências, a população deve acionar o número 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser contatado pelo número 193. O registro das ocorrências é essencial para que as equipes possam atuar de forma mais eficaz e para viabilizar os trâmites oficiais, especialmente quando há necessidade de liberação de recursos.

Atualizações e orientações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Defesa Civil de Gaspar, como o aplicativo Alerta Gaspar e pelas redes sociais da Prefeitura.