Com novas regras, cemitérios se preparam para o Dia de Finados

Prefeitura permitiu o uso de flores, desde que sejam vasos sem água, porém, proibiu o uso de lava-jato para limpeza dos túmulos, que deve ser feita somente até esta quinta-feira, dia 30

Por Kassiani Borges

O casal Marcos Francisco e Ana Lúcia mantém a tradição de limpar e embelezar o túmulo da filha, falecida há 28 anos

Com a chegada do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, os cemitérios municipais de Gaspar se preparam para receber centenas de visitantes. Desde o início do ano, a Prefeitura tem promovido uma ampla força-tarefa de revitalização e manutenção nos espaços, que envolveu serviços de roçagem, capina, pintura, recolhimento de entulhos e instalação de novas lixeiras. O objetivo, segundo a Prefeitura, é oferecer ambientes mais limpos, organizados e acolhedores para que as famílias possam prestar suas homenagens com conforto e tranquilidade.

Entre as melhorias realizadas está a pintura da Capela Mortuária Bom Pastor e a instalação de um ponto de Wi-Fi gratuito no local, por meio do programa Gaspar Conecta. O diretor de cemitério, Éder Carlos Muller da Silva, explica que o trabalho é resultado de um esforço contínuo entre as equipes da Prefeitura e da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). “Desde o começo do ano, estamos recebendo investimentos e aplicando da melhor forma possível. O cemitério passou por pintura, recuperação de calçadas, melhoria na iluminação e no sistema de drenagem. Fizemos o possível para deixar tudo agradável e bem preparado para o Dia de Finados”, contou.

O prefeito Paulo Koerich destacou que os cuidados com os cemitérios têm sido uma prioridade desde o início da gestão. “Temos dado aos cemitérios municipais a devida atenção. Hoje é permitido depositar flores sobre os túmulos, desde que sigam as orientações da Vigilância Sanitária para evitar acúmulo de água. Queremos permitir que as famílias prestem suas homenagens aos entes queridos com respeito e segurança”, explica o chefe do executivo.

A data limite para limpeza e manutenção de túmulos e jazigos é até esta quinta-feira, dia 30 de outubro

O prazo para limpeza e manutenção de túmulos e jazigos segue até esta quinta-feira, dia 30. Após essa data, as intervenções não serão mais permitidas, devido à movimentação intensa de visitantes nos dias que antecedem o Dia de Finadosferiado. Os trabalhos de limpeza podem ocorrer também aos sábados e domingos, desde que respeitem as regras estabelecidas pelo município.

Entre as orientações aos visitantes, está a proibição do uso de lava-jato para limpeza dos jazigos. O uso de mangueiras é permitido apenas quando não houver outras pessoas utilizando o mesmo ponto de água, sendo recomendado o uso de baldes. A Prefeitura também reforça as medidas de prevenção contra a dengue: vasos e floreiras devem ser preenchidos com terra até a borda, perfurados e sem pratos ou embalagens que possam acumular água. Velas não devem ser colocadas em recipientes que possam reter líquidos.

As equipes de manutenção farão fiscalização constante durante os dias de maior movimento, retirando materiais em desacordo com as regras. Paralelamente, a Vigilância Ambiental e o Controle de Endemias seguem realizando vistorias quinzenais, conforme recomendação da Vigilância Epidemiológica do Estado.
Entre os visitantes que já se anteciparam para preparar os túmulos está Sônia Quintino, que há anos mantém a tradição de visitar o local onde seu pai está sepultado. “Fiquei um tempo sem vir, porque antes não podia fazer nada. Agora, com as mudanças, o cemitério está bonito, mais cuidado. Eu gosto de vir aqui, sinto uma paz. É importante manter essa tradição, colocar flores, cuidar do túmulo. Fica bonito e é uma forma de demonstrar carinho e respeito”, contou emocionada.

O casal Marcos Francisco Scheidt e Ana Lúcia Scheidt também mantém viva a tradição de cuidar do túmulo da filha, falecida há 28 anos. “É uma maneira de homenagear e agradecer. A gente vem sempre, mas nesse dia especial trocamos as flores, fazemos uma limpeza. Temos outros familiares aqui também. É o mínimo que podemos fazer, uma forma de respeito e lembrança”, contou Marcos. Ana Lúcia acrescenta que as melhorias feitas pela Prefeitura e a retomada da permissão para flores trouxeram um novo ânimo aos frequentadores. “O cemitério ficou muito bonito. É um sinal de respeito com quem está aqui e com as famílias que vêm visitar. Parabéns a todos pelo trabalho”, destacou.

As homenagens do Dia de Finados devem movimentar fortemente os cemitérios municipais neste início de novembro. Com as melhorias estruturais, as novas orientações e o empenho da comunidade em preservar os espaços, Gaspar se prepara para viver a data com mais organização, respeito e sentimento de lembrança aos que partiram.

Fique olho nas regras estabelecidas para limpeza de túmulos

  • É proibido o uso de lava-jato para a limpeza dos jazigos;
  • Mangueiras só podem ser utilizadas caso não haja outras pessoas necessitando do mesmo ponto de água;
  • Recomenda-se dar preferência ao uso de baldes;
  • Flores não devem estar em vasos com água;
  • Os recipientes devem ser preenchidos com terra até a borda, perfurados e sem pratos;
  • Floreiras e suportes de flores também devem ser perfurados e preenchidos com terra até a borda, sem embalagens plásticas, ornamentos ou pedras que acumulem água;
  • Velas não devem ser colocadas em suportes que possam acumular líquido.
  • Depois de fazer a limpeza, recolha todo o lixo e deposite no local apropriado no cemitério

Daniel faz a manutenção e limpeza de mais de 80 sepulturas

Daniel de Arrazão, de 59 anos, é uma figura conhecida no Cemitério Municipal do Bairro Santa Terezinha. Há 25 anos ele trabalha na limpeza e manutenção de túmulos e jazigos. Daniel conta que começou o trabalho por recomendação de um amigo. “Eu comecei a fazer o serviço para um amigo, que gostou e me deu a ideia de seguir esse caminho. Eu pensei bem e vi que era algo que eu gostava de fazer e aqui estou até hoje”, relembra.

Atualmente, Daniel tem sob sua responsabilidade mais de 80 sepulturas para fazer a limpeza e manutenção semanal. Ele conta que este é o seu “ganha pão” e que se sente feliz em poder cuidar da memória das famílias de Gaspar. “Já são 25 anos, é uma vida que eu vivi aqui dentro. Para mim é muito gratificante ter esse trabalho e saber que as pessoas gostam tanto do que eu faço. Enquanto eu tiver forças e puder, estarei aqui”.

Novas regras

Daniel convive com as mudanças de regras sobre a limpeza e cuidados no cemitério. Ele comenta que as recentes alterações foram benéficas para o seu trabalho e para o ambiente do cemitério. “Foi uma boa medida proibir o lava-jato, porque algumas pessoas usavam e sujavam tudo em volta. Geralmente as pessoas não se importam em jogar a sujeira no túmulo do lado. Agora ficou melhor para todos”. Neste ano as flores foram novamente permitidas nos cemitérios de Gaspar. Para Daniel esta decisão também foi acertada. “As flores trazem alegria, dão vida ao cemitério. Antes parecia um lugar abandonado, agora está novamente bonito”, relata.