Alunos de Gaspar conquistam medalhas e destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática
Com uma medalha de ouro, oito de bronze e mais de 20 menções honrosas, estudantes da rede municipal e estadual levaram o nome de Gaspar ao pódio da OBMEP 2024
Os estudantes de Gaspar voltaram a brilhar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024, uma das maiores competições científicas do mundo. O município alcançou resultados expressivos, com uma medalha de ouro, oito de bronze e 20 menções honrosas, reforçando o compromisso da rede de ensino com a excelência na aprendizagem.
A OBMEP reuniu mais de 18,4 milhões de inscritos, de 56,5 mil escolas de todo o país, representando praticamente todos os municípios brasileiros. Entre os vencedores de Gaspar, o destaque nacional foi o estudante Guilherme Schmitt Galvão, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que conquistou medalha de ouro. Outros dois alunos — Joana Heck Schmitt, da EEB Zenaide Schmitt Costa, e Cristhian Cezar, da EEB Ferandino Dagnoni — receberam medalhas de bronze.
Além disso, 22 estudantes gasparenses foram contemplados com menções honrosas pela performance nas provas, e outros sete receberam medalhas na etapa regional, incluindo uma de prata e seis de bronze.
O professor Osvaldo Claudino dos Santos Neto, responsável pela OBMEP na EEB Ferandino Dagnoni, representou Gaspar na cerimônia de premiação realizada em Florianópolis, no mês de julho, quando recebeu os reconhecimentos em nome dos alunos. “A OBMEP é uma grande vitrine para revelar talentos e valorizar o esforço de quem se dedica aos estudos. Ver nossos alunos entre os premiados nacionais é motivo de muito orgulho”, afirmou.
A secretária de Educação, Andréia Symone Zimmermann Nagel, comemorou os resultados e destacou o empenho das escolas e professores. “Essas conquistas são fruto do trabalho conjunto entre educadores, alunos e famílias. Elas mostram o quanto nossa rede está comprometida com uma educação de qualidade e com o incentivo à ciência e ao raciocínio lógico.”
Os premiados também garantiram vaga no Programa de Iniciação Científica (PIC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com o CNPq. O programa oferece bolsas de estudo e atividades complementares para estimular o aprendizado em matemática e a formação científica dos jovens talentos.
Premiações Nacionais
Medalha de Ouro
Guilherme Schmitt Galvão – Instituto Federal de Santa Catarina
Medalhas de Bronze
Joana Heck Schmitt – EEB Zenaide Schmitt Costa
Cristhian Cezar – EEB Ferandino Dagnoni
Menções Honrosas (seleção de alunos):
Antony de Camargo Antunes, Arthur Dagnoni Donegá, Davih Henrique Ribeiro Orsi, Dhiego Eduardo de Góis Vieira, Eduardo Heck Schmitt, Enzo Gabriel Tomaz Nicoletti, Fenanda Beatriz Ribeiro, Gabriel Breno Schnaider, Guilherme Neuber Knop, Isabella de Andrade Meireles, Isadora da Rocha dos Santos, Joana Gonçalves Cardoso, Julyani Martins Gedoz, Michel Rosa Junior, Natan Sandrin, Nicolas Kaie dos Santos, Roger Kalleo de Souza Fonseca, Vicente Pasquali Schiller, Victor Rafael da Costa e Willian Gabriel da Silva Clabunde.
Premiações Regionais
Medalha de Prata:
Cristhian Cezar – EEB Ferandino Dagnoni
Medalhas de Bronze:
Arthur Dagnoni Donegá, Eduardo Heck Schmitt, Gabriel Breno Schnaider, Isabella de Andrade Meireles, Joana Heck Schmitt, Natan Sandrin e Vicente Pasquali Schiller.