Procon intensifica fiscalização para retirada de fios soltos em Gaspar

Ação já identificou cerca de 100 pontos críticos e prevê multa diária de até R$ 500 para empresas que não realizarem a correção

Por Daniel Nogueira

Mais de 100 denúncias já foram registradas

A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar está reforçando a fiscalização para retirada de fios soltos ou pendurados em postes da cidade. A medida busca aumentar a segurança de pedestres e motoristas, além de reduzir a poluição visual. Até o momento, cerca de 100 pontos foram identificados com base em denúncias da população e já passaram por vistorias.

As ações de retirada e alinhamento de cabos foram realizadas em bairros como Bela Vista, Figueira, Coloninha, Centro, Santa Terezinha, Gaspar Grande, Margem Esquerda e Gasparinho. Além disso, duas reuniões já foram promovidas pelo órgão neste ano para tratar do tema, reunindo empresas de telefonia, internet e a Celesc, a fim de alinhar responsabilidades e prazos.

A comunidade também desempenha papel essencial no processo. Moradores podem enviar fotos e endereços de locais com fios irregulares para o WhatsApp (47) 3091-2084. Após a notificação, as empresas responsáveis têm até dez dias para resolver o problema, sob pena de multa que pode chegar a R$ 500 por dia de descumprimento.

Segundo o superintendente do Procon, Adriano André dos Santos, além da retirada dos fios caídos, as empresas devem manter os cabos alinhados, remover excedentes e retirar equipamentos obsoletos. “A Lei Municipal nº 3.960 determina que os cabos estejam devidamente organizados. Com a colaboração da população, conseguimos fiscalizar, retirar fios soltos e dar o destino correto, garantindo mais segurança e qualidade visual para a cidade”, afirma.