Prefeitura mantém alerta para risco de deslizamentos em Gaspar após fortes chuvas
Defesa Civil registra 60 mm de chuva em 24h e orienta população a acionar o 199 em caso de emergência
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, permanece em alerta nesta segunda-feira (22) diante do risco médio para deslizamentos no município. Nas últimas 24 horas, foram registrados 60 mm de chuva, além da ocorrência de granizo em alguns pontos da cidade. Apesar do acumulado, até o momento não há registros de ocorrências.
Segundo a Defesa Civil, o solo encharcado aliado à previsão de novas pancadas de chuva ao longo do dia mantém a situação de atenção. O órgão reforça que, em casos de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelo número 199. O registro oficial é fundamental para agilizar o atendimento e também para viabilizar os trâmites necessários em situações que envolvam a liberação de recursos. Atualizações e orientações podem ser acompanhadas nos canais oficiais da Defesa Civil de Gaspar, como o aplicativo Alerta Gaspar e o site institucional.
Previsão do tempo
Na manhã desta segunda-feira (22), a passagem de uma frente fria mantém o tempo instável sobre a região, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva acompanhadas de trovoadas e risco de temporais. Durante a tarde, a instabilidade perde força e a chegada de uma massa de ar seco e frio deixa o tempo firme e ensolarado, com rajadas de vento entre fracas e moderadas. As temperaturas variam entre 22°C e 24°C, com mínima prevista entre 14°C e 16°C ao final da noite.
Para terça-feira (23), a previsão é de amanhecer com temperaturas mais baixas, entre 9°C e 11°C. Ao longo do dia, o tempo permanece firme e ensolarado sob influência da massa de ar seco, com máxima variando de 24°C a 26°C e ventos fracos a moderados vindos do quadrante oeste.