Gaspar promove palestra sobre saúde mental para idosos no Centro de Convivência

Encontro reuniu 36 participantes e reforçou a importância do autocuidado e do fortalecimento coletivo na terceira idade

Por Daniel Nogueira

Realizada no Centro de Convivência do Idoso, a atividade reuniu 36 participantes

Com o objetivo de orientar e acolher os idosos sobre a importância do cuidado emocional, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira (15) a palestra “Saúde Mental na Terceira Idade”. O encontro ocorreu no Centro de Convivência do Idoso e reuniu 36 participantes.

A atividade foi conduzida pela psicóloga Adonilda Chagas da Costa, que abordou reflexões sobre como manter a mente saudável, cultivar boas relações e encontrar alegria nas pequenas ações do dia a dia. A secretária de Assistência Social, Neusa Pasta Felizetti, destacou que a iniciativa teve como propósito ouvir, orientar e esclarecer dúvidas. “Em qualquer idade é comum ter questionamentos e dificuldades relacionadas à saúde mental. As melhores ações para o autocuidado incluem a prática de exercícios físicos, a construção de relacionamentos sociais e a busca por ajuda profissional”, afirmou.

Gaspar tem hoje mais de 10 mil habitantes com 60 anos ou mais, segundo o Censo do IBGE de 2022. Atenta a essa realidade, a Prefeitura desenvolve programas voltados ao bem-estar da população idosa, em especial por meio do Centro de Convivência do Idoso, localizado no bairro Coloninha. O espaço é referência no município, reunindo semanalmente mais de 600 participantes em atividades que promovem saúde, lazer, integração e fortalecimento de vínculos.