Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar celebra 36 anos com jantar beneficente

Evento acontece no próximo dia 25, no Restaurante Questão de Gosto

Por Alexandre Melo

As "meninas de rosa" se revezam no acolhimento a mulheres em tratamento contra o câncer de mama

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Gaspar está celebrando seus 36 anos de dedicação e trabalho em prol da saúde da mulher com um jantar especial. O evento, que acontecerá no próximo dia 25 de setembro, no Restaurante Questão de Gosto, busca arrecadar fundos para a manutenção dos atendimentos da entidade.

 

A história da RFCC em Gaspar teve início em julho de 1989, quando um grupo de 13 voluntárias, inspiradas pela Rede de Blumenau, começou a atuar na cidade. O trabalho inicial era focado em oferecer apoio a mulheres internadas no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e realizar palestras para conscientizar a população sobre o câncer ginecológico. Em setembro do mesmo ano, a Rede foi oficialmente fundada. Com o passar dos anos, a atuação da RFCC de Gaspar se expandiu para oferecer também exames, terapias complementares e assistência psicológica a pacientes.

A RFCC de Gaspar é presidida por Bernardete Isensee e, atualmente, conta com cerca de 50 mulheres voluntárias que dedicam seu tempo e esforço a acolher e orientar as mulheres que enfrentam o desafio do tratamento oncológico. São cerca de 5 mil mulheres que, anualmente, recorrem aos serviços gratuitos da Rede Feminina de Gaspar. Em média, são feitos cerca de 2.800 exames por ano e mais de 4 mil consultas de enfermagem (ano base 2023). As “meninas de rosa”, como são conhecidas, trabalham também com o intuito de conscientizar a população sobre o câncer ginecológico. 

Os recursos arrecadados no jantar do próximo dia 25 serão essenciais para a continuidade destes e de outros serviços, garantindo o atendimento e o suporte necessários às pacientes. O show musical do evento ficará por conta Deco Dal Ponte e Família.

Os convites para o jantar podem ser adquiridos na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar, na Rua Industrial José Beduschi, 130, ou com as voluntárias. Para mais informações, o telefone de contato, que também é whatsaap, é o 3332 0699.

A finalidade dos recursos arrecadados no jantar é a manutenção da entidade e o atendimento contínuo às pacientes. A Prefeitura de Gaspar reconhece e apoia o trabalho da Rede, que também recebe um repasse da Secretaria de Saúde para a manutenção dos serviços e da estrutura física.

Dentre as atividades prestadas de forma
inteiramente gratuita estão:
- Exames preventivo de câncer de colo de útero
e exame clínico de mamas
- Acolhimento das pacientes em tratamento
com realização de terapias complementares
- Palestras e atendimentos orientacionais
internos e externos