Polícia Civil deflagra operação contra fraudes em contratos públicos na Prefeitura de Timbó

Investigação aponta direcionamento de servidores para favorecer grupo econômico familiar em contratações sem licitação

Por Daniel Nogueira

Foram cumpridos seis mandados de busca domiciliar, e a Justiça proibiu os investigados de firmar contratos com o poder público

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (4DECOR), deflagrou nesta semana a operação CREDENCIAMENTO, com o objetivo de apurar suspeitas de crimes contra licitações e contra a administração pública, supostamente ocorridos na Prefeitura de Timbó.

De acordo com as investigações, um grupo familiar teria criado diversas empresas com a finalidade de obter contratos públicos de forma direta, por meio do procedimento de credenciamento, que permite a contratação sem licitação em casos de inexigibilidade. O esquema, segundo a Polícia Civil, só foi possível graças ao suposto direcionamento feito por servidores públicos, que atuavam principalmente nas secretarias de Obras e de Saúde do município.

Há indícios de que esses servidores tenham recebido vantagens ilícitas em troca da facilitação das contratações, o que se tornou alvo central da investigação. Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca domiciliar, e a Justiça determinou, de forma cautelar, a proibição dos suspeitos de contratar com o poder público.

A ação contou com a participação de diversas unidades policiais, entre elas CECOR, DECOR/DEIC, 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR, LAB/DEIC e DRRDI/DEIC, sob coordenação da 4DECOR.