Prefeitura de Gaspar e IFSC escolhem novos trajes da Realeza da Expo Gaspar

Sofia Lopes Ribeiro conquistou o primeiro lugar

Por Kassiani Borges

Turma IFSC

Sofia Lopes Ribeiro, estudante de Design de Moda do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Câmpus Gaspar foi a grande vencedora do concurso que escolheu o Traje da Realeza da Expo Gaspar 2026.

O concurso, foi promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina.

O segundo lugar ficou com as estudantes, Maria Clara Valadão de Paula e Manuela Carolina Neckel.

Os participantes tiveram o desafio de criar uma coleção cápsula com três looks: um traje para a Rainha e dois para as Princesas. As propostas provavelmente valorizarão a história e as tradições de Gaspar, sem referências ao estilo country americano, além de considerar os núcleos da bandeira do município (preto, azul e amarelo) e elementos das realidades dos séculos XVIII e XIX.

Segundo Sofia, a inspiração veio dos trajes reais do século XVII e dos núcleos da bandeira de Gaspar. Ela contornou que buscou destacar a cultura agro da cidade, representando produções locais como a soja e o arroz. A ideia resultou em uma estrutura 3D nas saias, feita em crochê, que simboliza os principais elementos da agricultura gasparense.

Os estudantes vencedores serão responsáveis ??pela produção dos vestidos da rainha, da primeira princesa e da segunda princesa. Cada membro da realidade terá dois trajes criados.

A partir de 2026, a confecção oficial dos trajes da Expo Gaspar passa a ser responsabilidade do curso de Design de Moda do IFSC, Câmpus Gaspar. O concurso foi exclusivo para estudantes do curso superior e teve como objetivo unir criatividade e valorização da identidade agro da região.

A banca de jurados foi composta pela primeira-dama do município, Chaiane Koerich, a Diretora de Cultura Juliana Scharf Feltrin e o jornalista João Vitor Costa, da Superintendência de Comunicação.

A confecção dos trajes será feita de forma terceirizada, com acompanhamento dos alunos e apoio da Diretoria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo. A entrega deve acontecer até o fim de agosto, e os vestidos passam a compor o acervo oficial da Prefeitura de Gaspar. As realezas começam a usar os novos trajes a partir de setembro de 2025.