Mais de 520 mil alunos voltam às aulas na rede estadual de SC com foco na aprendizagem e infraestrutura

Retorno ocorre nesta segunda-feira (4) após recesso que envolveu mais de 35 mil professores em formação e diversas obras de melhoria nas escolas

Por Daniel Nogueira

O períodode férias também foi marcado por obras de melhoria em diversas escolas

Os mais de 520 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino de Santa Catarina retornam às aulas nesta segunda-feira, 4 de agosto, nas 1.038 unidades escolares distribuídas pelo estado. Durante o período de recesso, além das férias dos alunos, a Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu a Semana Pedagógica, que reuniu mais de 35 mil professores em atividades de formação continuada, troca de experiências e aprimoramento de práticas pedagógicas.

A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou o compromisso do governo com a melhoria da qualidade do ensino: “O governador Jorginho Mello nos deu a missão de qualificar a aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais. Estamos trabalhando para fortalecer o ensino em Santa Catarina e recuperar a infraestrutura das escolas em todas as regiões, garantindo mais conforto, segurança e melhores condições de aprendizagem.”

Durante o recesso, a SED realizou uma série de ações estruturais nas escolas. Foram entregues uma obra de reforma e ampliação, duas novas quadras poliesportivas e autorizadas mais 12 reformas em unidades da rede estadual. Atualmente, 154 obras estão em andamento em diferentes escolas do estado. Um dos focos das intervenções é a modernização das instalações elétricas: 127 escolas estão com obras em execução, 204 passam por processo de licitação e outras 125 estão na fase final de elaboração de projetos.

Neste segundo semestre, os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio farão o segundo simulado do Qualifica SC, programa estadual de avaliação da aprendizagem. A primeira etapa foi realizada em julho e contou com a participação de mais de 128 mil estudantes. O objetivo da iniciativa é fortalecer a educação pública catarinense por meio do diagnóstico preciso e do acompanhamento do desempenho escolar.