Rajadas de ventos continuam nesta terça-feira e população de Gaspar deve ficar atenta

Entre os registro, provocados pela ventania em Gaspar, duas quedas de árvores, de um outdoor e de um poste, além do destelhamento de um poste da Celesc

Por Alexandre Melo

Destelhamento de casa

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, registrou até as 17h desta segunda-feira (28) cinco ocorrências provocadas pelas fortes rajadas de vento que atingiram o município ao longo do dia. A previsão indica que a intensidade dos ventos, que tem como consequência a passagem de um clicone extratropical pela Região Sul, deve começar a diminuir nas próximas horas.

Entre os registros, duas quedas de árvores ocorreram em vias públicas no bairro Gaspar Grande. As equipes da Superintendência de Trânsito (Ditran) já realizaram a retirada das árvores e limpeza dos locais, garantindo a desobstrução das vias. No bairro Margem Esquerda, foi registrado o destelhamento parcial de uma residência, onde a Defesa Civil realizou a entrega de lona para proteção emergencial da moradia. Ainda na Margem Esquerda, também foi registrado a queda de um outdoor.

Já no bairro Poço Grande, a queda de um poste em via pública exigiu atenção imediata. A Celesc já foi acionada para realizar os reparos necessários na rede elétrica e restabelecer a segurança no local.

A Defesa Civil de Gaspar segue em plantão e monitorando as condições climáticas. A orientação é para que a população evite permanecer próxima a árvores, postes, estruturas metálicas durante ventos intensos. Em caso de registro de ocorrências, o contato deve ser feito pelo telefone 199 e emergências para o 193 (bombeiros).

De acordo com a meteorologia (Epagri/Ciram), a chegada de uma frente fria, acompanhada de um ciclone extratropical, está provocando os ventos que chegaram a mais de 70km/h. Essa condição meteorlógica permanece durante a semana, com a redução gradual da força do vento. O sol também segue firme e a temperatura em queda bruscas nas próximas horas em todas as regiões do Estado, há, ainda, previsão de geada nas áreas mais altas e até neve no planalto catarinensene.