Incêndio Destrói Marcenaria em Gaspar e Deixa Casal em Busca de Reconstrução
Empresa atingida por incêndio, no Bairro Bela Vista, faz campanha para se reerguer
Na manhã de terça-feira, dia 22, o casal Luiz Eduardo Almeida e Janaina Araldi ainda tentava assimilar tudo o que havia acontecido 24 horas antes. O empreendimento, construído com muito suor e trabalho, virou cinzas. A marcenaria da Nossa Arte Decor, localizada num galpão de cerca de 300 m², na Rua Paraíso dos Pôneis, 183, no Bairro Bela Vista, foi atingido por um incêndio.
Uma falha humana no manuseio de um produto inflamável foi o começo de tudo. “Um dos funcionários fez a limpeza numa pistola de solda com um pano úmido e seco com tinta e posicionou em cima de um galão, quando ele foi fazer a solda, há uns 2 metros distância, soltou uma faísca que atingiu o pano e desencadeou o incêndio”, contou Luiz Eduardo.
As chamas se alastraram rapidamente e o incêndio ficou fora de controle. “Usamos quatro extintores de incêndio, mas não teve efeito, em 10 minutos estava tudo tomado pelo fogo”, revelou o empresário. Os funcionários precisaram abandonar o local às pressas e não conseguiram mais retornar para salvar as máquinas, algumas avaliadas em mais de R$ 100 mil. Bombeiros militares de Gaspar e Blumenau trabalharam por várias horas até controlar totalmente o fogo.
A fábrica Nossa Arte Decor existe há oito anos, e produz móveis rústicos sob medida para comércios, indústrias e residências. Além das máquinas, havia bastante estoque por conta dos inúmeros pedidos dos últimos meses.
O galpão não tinha seguro e o prejuízo, calculado por Luiz Eduardo, pode passar de R$ 1 milhão. Ele até tentou fazer o seguro, mas por se tratar de uma atividade de alto risco, o custo ficou inviável. “A gente nunca imagina que vai acontecer, e infelizmente acaba acontecendo”, lamenta.
Ele e a esposa não sabem nem por onde começar a reconstrução. “Estamos totalmente desguarnecidos”, admite Luiz Eduardo. A primeira ajuda partiu de amigos do casal, que ainda no dia do incêndio criaram uma vakinha on-line. “Quero pedir ajuda para todos que estão lendo essa reportagem. É algo que ninguém gostaria de passar, um momento difícil, mas eu tenho certeza que vamos dar a volta por cima. Nada é impossível com Deus e amigos no nosso caminho”, emociona-se Luiz Eduardo.
Além da vakinha on-line, há outra forma de ajudar Luiz Eduardo e Janaína a se reerguerem. A empresa tem um show-room a poucos metros de distância do galpão que pegou fogo, com diversos móveis rústicos, desde mesas, cadeiras, estantes, cristaleiras entre outros. A ideia, segundo Janaína, é realizar um feirão com esses móveis a preços promocionais. “Nossa produção é 85% de móveis sob medida e o showroom é um portfólio de entrada para o cliente conhecer o nosso trabalho quanto ao acabamento, tonalidade de madeira e ainda ter segurança na entrega do produto. Vamos precisar colocar todos esses móveis à venda a fim de levantar fundos para a reconstrução da nossa linha de produção”, explica Janaína.
Outra ideia é promover rifas de alguns produtos. Quem quiser conhecer o showroom da Nossa Arte Decor e ajudar o casal, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e no sábado das 9 às 13 horas.
Pela internet, a empresa está no endereço @lojanossarte.
Link da vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reconstrucao-da-nossa-arte?campaignId=5631381&newUser=true