Incêndio Destrói Marcenaria em Gaspar e Deixa Casal em Busca de Reconstrução

Empresa atingida por incêndio, no Bairro Bela Vista, faz campanha para se reerguer

Por Kassiani Borges

Bombeiros trabalharam por várias horas no incêndio

Na manhã de terça-feira, dia 22, o casal Luiz Eduardo Almeida e Janaina Araldi ainda tentava assimilar tudo o que havia acontecido 24 horas antes. O empreendimento, construído com muito suor e trabalho, virou cinzas. A marcenaria da Nossa Arte Decor, localizada num galpão de cerca de 300 m², na Rua Paraíso dos Pôneis, 183, no Bairro Bela Vista, foi atingido por um incêndio.

Uma falha humana no manuseio de um produto inflamável foi o começo de tudo. “Um dos funcionários fez a limpeza numa pistola de solda com um pano úmido e seco com tinta e posicionou em cima de um galão, quando ele foi fazer a solda, há uns 2 metros distância, soltou uma faísca que atingiu o pano e desencadeou o incêndio”, contou Luiz Eduardo.

As chamas se alastraram rapidamente e o incêndio ficou fora de controle. “Usamos quatro extintores de incêndio, mas não teve efeito, em 10 minutos estava tudo tomado pelo fogo”, revelou o empresário. Os funcionários precisaram abandonar o local às pressas e não conseguiram mais retornar para salvar as máquinas, algumas avaliadas em mais de R$ 100 mil. Bombeiros militares de Gaspar e Blumenau trabalharam por várias horas até controlar totalmente o fogo.

A fábrica Nossa Arte Decor existe há oito anos, e produz móveis rústicos sob medida para comércios, indústrias e residências. Além das máquinas, havia bastante estoque por conta dos inúmeros pedidos dos últimos meses.

O galpão não tinha seguro e o prejuízo, calculado por Luiz Eduardo, pode passar de R$ 1 milhão. Ele até tentou fazer o seguro, mas por se tratar de uma atividade de alto risco, o custo ficou inviável. “A gente nunca imagina que vai acontecer, e infelizmente acaba acontecendo”, lamenta.

Ele e a esposa não sabem nem por onde começar a reconstrução. “Estamos totalmente desguarnecidos”, admite Luiz Eduardo. A primeira ajuda partiu de amigos do casal, que ainda no dia do incêndio criaram uma vakinha on-line. “Quero pedir ajuda para todos que estão lendo essa reportagem. É algo que ninguém gostaria de passar, um momento difícil, mas eu tenho certeza que vamos dar a volta por cima. Nada é impossível com Deus e amigos no nosso caminho”, emociona-se Luiz Eduardo.

Além da vakinha on-line, há outra forma de ajudar Luiz Eduardo e Janaína a se reerguerem. A empresa tem um show-room a poucos metros de distância do galpão que pegou fogo, com diversos móveis rústicos, desde mesas, cadeiras, estantes, cristaleiras entre outros. A ideia, segundo Janaína, é realizar um feirão com esses móveis a preços promocionais. “Nossa produção é 85% de móveis sob medida e o showroom é um portfólio de entrada para o cliente conhecer o nosso trabalho quanto ao acabamento, tonalidade de madeira e ainda ter segurança na entrega do produto. Vamos precisar colocar todos esses móveis à venda a fim de levantar fundos para a reconstrução da nossa linha de produção”, explica Janaína.

Outra ideia é promover rifas de alguns produtos. Quem quiser conhecer o showroom da Nossa Arte Decor e ajudar o casal, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e no sábado das 9 às 13 horas.

Pela internet, a empresa está no endereço @lojanossarte.

Link da vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/reconstrucao-da-nossa-arte?campaignId=5631381&newUser=true