Gaspar participa de seminário regional sobre prevenção à violência contra a mulher
Evento em Itajaí reuniu autoridades e profissionais para debater estratégias de enfrentamento; Santa Catarina teve aumento de 15,5% nos atendimentos em 2024
Representantes da Secretaria de Assistência Social de Gaspar e da Rede Catarina de Proteção à Mulher, da Polícia Militar, participaram nesta quarta-feira (16) do Seminário sobre Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, realizado em Itajaí. O evento, promovido pelo 1º Batalhão da Polícia Militar da cidade, ocorreu no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e reuniu especialistas, autoridades e profissionais da área para discutir ações e políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.
A participação de Gaspar reforça o compromisso do município com o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica. Segundo a secretária de Assistência Social, Neusa Pasta Felizetti, o seminário foi uma oportunidade valiosa para adquirir novos conhecimentos e aprimorar a atuação da rede local. “Foi uma experiência rica em aprendizados, que nos permitiu aprimorar nossas técnicas de atuação, fortalecer redes de apoio e, acima de tudo, refletir sobre a importância da escuta, da empatia e da proteção das mulheres em situação de violência”, afirmou.
Dados da Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180 — revelam que, em 2024, Santa Catarina registrou 17.185 atendimentos relacionados à violência contra a mulher, um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior, que teve 14.875 registros. O crescimento desses números reforça a urgência de ações integradas e qualificadas para garantir um atendimento mais rápido, humanizado e eficaz, respeitando as particularidades de cada caso.
A troca de experiências e o fortalecimento de vínculos institucionais durante o seminário devem contribuir para a melhoria dos serviços prestados em Gaspar, promovendo mais proteção e dignidade às mulheres gasparenses.