Central do CBMSC está de volta ao Vale
A partir desta quarta-feira, dia 18, a central do 193 passou a operar em Blumenau
A cidade de Blumenau voltou a sediar, a partir das 13h desta quarta-feira (18), a Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) da região do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM). Com a reativação da estrutura, o atendimento de chamadas de emergência pelo número 193 volta a ser feito diretamente da cidade para quase toda a região do Vale Europeu.
A central de Blumenau passa a responder por nove municípios: Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Timbó, Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho. Segundo o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini, a estrutura foi modernizada e conta agora com até três consoles de atendimento. “Em situações normais, operaremos com dois atendentes por turno de seis horas. Em momentos de maior demanda, podemos ativar o terceiro console para reforçar o atendimento”, explica o comandante.
Com a reabertura, o Estado passa a contar com nove centrais regionais do Corpo de Bombeiros Militar: Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Chapecó, Curitibanos e agora Blumenau. Nesses locais, bombeiros militares e comunitários atuam no atendimento das chamadas e prestam orientações aos cidadãos.
Os profissionais selecionados para atuar no COBOM de Blumenau passarão por capacitação específica. O Curso de Atendente de Centrais de Emergência está previsto para o início do segundo semestre deste ano.