Gaspar supera a média esperada de chuva para o mês de janeiro

Prefeito Paulo Koerich coordena esforços com equipes municipais para mitigar os impactos das fortes chuvas que atingem a cidade

Por Daniel Nogueira

Foram registradas 138 ocorrências em quatro dias em Gaspar

Nesta segunda-feira, 20, o Prefeito Paulo Koerich se reuniu com o colegiado para atualizar as informações sobre as fortes chuvas que castigam Gaspar. A Defesa Civil do município informou que, em apenas quatro dias, o acumulado de chuva atingiu 240 mm, quase igualando a média mensal esperada de 250 mm.

Desde o fim de semana, foram registradas 138 ocorrências, com os bairros Margem Esquerda, Santa Terezinha e Figueira sendo os mais afetados. Os alagamentos de vias públicas lideram os registros, seguidos por deslizamentos.

Para enfrentar os danos, a Prefeitura organizou uma força-tarefa que envolve as secretarias de Obras, Agricultura e Aquicultura, e o Samae. Equipamentos e profissionais estão empenhados na recuperação das estradas danificadas, enquanto a Defesa Civil e a equipe de Planejamento, com engenheiros e geólogos, realizam avaliações de risco. A Assistência Social está atendendo as famílias atingidas, distribuindo colchões e kits de limpeza.

A previsão da Defesa Civil de Santa Catarina alerta para mais instabilidades, com chuvas fortes e temporais esperados a partir da tarde desta segunda-feira, devido ao avanço de uma frente fria associada a um ciclone próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. O Vale do Itajaí enfrenta risco alto de destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.