Chuvas intensas provocam ocorrências e interdições em Gaspar

Belchior Alto foi a região mais afetada, com registros de deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores

Por Daniel Nogueira

Gaspar enfrenta os desafios das fortes chuvas do fim de semana

As fortes chuvas que atingiram Gaspar no sábado (18) resultaram em seis ocorrências significativas, conforme informações da Defesa Civil. A região do Belchior Alto foi a mais afetada, com queda de árvore, deslizamento de terra e alagamento, acumulando 85mm de chuva nas últimas 24 horas. Em comparação, a média de chuvas no município foi de 18mm no mesmo período.

Entre as outras ocorrências, destaca-se a abertura de um buraco na Rua Fernando Krauss, no Gasparinho, além de um alagamento na Rua Alfazema, no bairro Figueira, e um deslizamento próximo a uma residência na Estrada Geral do Gaspar Alto, ocorrido na tarde de sábado.

O trânsito na Rua Bonifácio Haendchen, no Belchior Alto, foi interrompido devido a uma queda de árvore e erosão de terra. O desvio está sendo feito pela Rua José Koser, de acordo com a orientação da Ditran, até que os reparos sejam concluídos. A Superintendência do Belchior informou que a queda da árvore danificou a fiação elétrica, e a Celesc já foi acionada para efetuar os reparos necessários.

Para as próximas 24 horas, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a continuidade de pancadas de chuva e temporais isolados, com possibilidade de raios, ventos intensos e granizo em todas as regiões do estado, especialmente no Litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Na segunda-feira (20), uma frente fria avançará pelo estado, começando pelo oeste e sul e se estendendo às demais regiões ao longo do dia.