Jovem sofre insolação durante trilha no Pico Mordida do Gigante em Gaspar e é resgatada pelos bombeiros

Equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e Arcanjo-03 foram mobilizados para o socorro de uma jovem de 20 anos com sintomas de insolação

Por Daniel Nogueira

Jovem sofreu insolação durante uma trilha no Pico Mordida do Gigante, em Gaspar

Na manhã deste domingo (10), por volta das 10h35, o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar foi acionado para uma operação de busca e salvamento após uma jovem de 20 anos passar mal durante uma trilha no Pico Mordida do Gigante, localizado no bairro Bateias. O helicóptero Arcanjo-03 também foi mobilizado para prestar apoio à ocorrência.

De acordo com os bombeiros, o grupo, composto por dois homens e uma mulher, havia iniciado a trilha pela cidade de Brusque e levou cerca de duas horas para alcançar o pico do morro. Durante a caminhada de retorno, a jovem apresentou sintomas de fraqueza, tontura e sinais de insolação, impossibilitando-a de continuar a descida pela trilha.

A equipe de resgate acessou a área pelo bairro Alto Gasparinho, em Gaspar, após seguir as coordenadas indicadas pelo GPS. Ao chegar em uma propriedade particular, a guarnição obteve autorização do proprietário para acessar a trilha, que apresentava trechos íngremes e pontos de difícil acesso. Após cerca de uma hora de caminhada morro acima, os bombeiros localizaram a jovem.

No local, a vítima foi encontrada consciente e orientada, porém com sinais vitais alterados e sintomas típicos de insolação. Com a ajuda do helicóptero Arcanjo-03, a jovem foi transportada até o início da trilha, onde uma ambulância já aguardava. Apesar do atendimento, ela assinou o termo de recusa de encaminhamento ao hospital, optando por não seguir para avaliação médica.