Gaspar aprova lei para transparência nos custos de atendimentos hospitalares

Nova legislação garante que usuários do SUS terão acesso detalhado às despesas médicas

Por Daniel Nogueira

Usuários do SUS terão acesso a um detalhamento de suas despesas

Na sessão ordinária da última terça-feira (20), a Câmara de Vereadores de Gaspar aprovou o Projeto de Lei Nº 116/2023, proposto pelo Vereador Alexsandro Burnier (PL), que visa aumentar a transparência nos atendimentos hospitalares. O projeto determina que clínicas e hospitais, tanto públicos quanto privados, que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por meio de contratos com o município, sejam obrigados a fornecer aos pacientes ou seus responsáveis cópias dos documentos assinados e um detalhamento das despesas custeadas pelo SUS ou pelo poder público municipal.

O vereador Burnier destacou que a Cartilha do Usuário do SUS já garante aos cidadãos o direito de conhecer os custos das intervenções realizadas, mas que a falta de transparência nos custos apurados por hospitais e clínicas conveniadas ao SUS é uma questão que ainda precisa ser enfrentada. Segundo ele, garantir esse direito à informação é essencial para a eficiência do setor e está respaldado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela Lei de Acesso à Informação Pública.

O Poder Executivo reforçou que as instituições de saúde que descumprirem essa nova legislação estarão sujeitas a penalidades, incluindo autuação e multa equivalente a 10 Unidades Fiscais do Município (UFM), dobrada em casos de reincidência.