Brusque larga na frente e Barra e Camboriú ficam no empate

Equipe quadricolor bateu a Chapecoense (1 x 0) em jogo que teve polêmica fora de campo

Por Alexandre Melo

Brusque venceu a Chapecoense em casa no primeiro jogo da semifinal.

No próximo fim de semana, serão conhecidos os dois finalistas do Campeonato Catarinense 2026. Nos jogos de ida, realizados no último fim de semana, quem ficou mais perto da classificação foi o Brusque, que bateu a Chapecoense por 1 a 0 e agora joga por um empate na Arena Condá. Já Camboriú e Barra FC ficaram no 1 a 1 e a vaga segue aberta para a próxima semana. Os clubes que avançarem, além de se classificarem para a decisão do Estadual, irão garantir vaga na Copa do Brasil de 2027. Os derrotados serão direcionados para a disputa da Taça Acesc 70 Anos.

O Brusque recebeu a Chapecoense no sábado, dia 14, no primeiro duelo da eliminatória. O time brusquense balançou a rede com João Prado, aos 48 minutos da etapa inicial. O duelo de volta da semifinal ocorrerá no próximo domingo (22/02), às 18 horas, na Arena Condá, em Chapecó. Vitória da Chapecoense por diferença de um gol e a decisão irá para as penalidades máximas. Em caso de empate, o Brusque se garante em mais uma final.

A lamentar deste confronto foram os gestos de dois torcedores do Brusque, divulgados em vídeo nas redes sociais, fazendo o gesto com as mãos como se um avião estivesse caindo, referência ao acidente, de 2016, com a delegação da Chapecoense na Colômbia e que matou 73 pessoas. Até agora, o clube ainda não identificou os dois torcedores. 

A Federação Catarinense de Futebol emitiu uma nota de repúdio contra o ato. "A Federação Catarinense de Futebol lamenta e condena esse tipo de atitude direcionada a um ato tão triste de nível mundial. O futebol é uma modalidade que une entretenimento e união das pessoas, e por conta disso, um ato como esse não pode ser tolerado".

A direção do Brusque também se manifestou, repudiando a atitude dos seus torcedores. "O Brusque repudia veementemente qualquer conduta que ultrapasse os limites do esporte, do respeito e dos valores que defendemos”. O time também manifestou “total solidariedade à Chapecoense” e chamou a atitude do torcedor de “isolada”.

A Polícia Civil de Brusque confirmou que foi feito um Boletim Ocorrência e que irá A Polícia Civil de Brusque afirmou que irá investigar o caso, interpretado como simulação de uma queda de avião.

 

Empate no Litoral

Camboriú e Barra FC se enfrentaram no domingo (15/02). A partida terminou empatada em 1 a 1 no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, já que o Camboriú não está mandando seus jogos no seu estádio. O gol do Pescador saiu aos 18 minutos do primeiro tempo com Geovany Soares. O Tricolor buscou o empate com Kaká, aos 33 minutos da etapa final. Os clubes voltarão a se enfrentar no sábado (21/02), às 19 horas, na Arena Barra FC, em Itajaí. Se o empate se repetir, as duas equipes vão decidir a vaga nas penalidades máximas. Dos quatro semifinalistas, o único que ainda não disputou uma final do Catarinense é o Barra.

Catarinense Fort Atacadista
Semifinal – Ida
14/02
Brusque 1 x 0 Chapecoense
15/02
Camboriú 1 x 1 Barra FC

Semifinal – Volta
21/02 – 19 horas
Barra FC x Camboriú
22/02 – 18 horas
Chapecoense x Brusque