Confirmados os oito que seguem vivos no Catarinense e os quatro que vão lutar para não cair
Marcilio Dias, Joinville e Figueirense vão lutar contra o rebaixamento
Quando a bola rolou na primeira rodada do Campeonato Catarinense 2026 nem o torcedor mais pessimista iria apostar que três dos mais tradicionais clubes estariam lutando contra o reabaixamento. Numa competição de "tiro curto" não manter a regularidade custou caro para Joinville, Marcílio Dias e Figueirense. Os três vão se juntar ao Carlos Renaux, de Brusque, na briga pela única vaga para se manter na elite do futebol catarinense em 2027. Isto porque, pelo regulamento deste ano três clubes serão rebaixados. Por ter sido o melhor quinto colocado, o Figueirense levará um ponto extra.
Oito times ainda na briga pelo título
Por outro lado, oito clubes seguem muito vivos na luta pelo título ao término da primeira fase. Neste domingo (25), a sexta rodada da primeira fase, que teve média de cinco gols por partida, confirmou Brusque, Avaí, Camboriú, Concórdia, Santa Catarina, Chapecoense, Criciúma e Barra FC nas quartas de final que começam no próximo sábado, dia 31.
No cruzamento do grupo A, o Brusque (1º) enfrentará o Concórdia (4º), enquanto Avaí (2º) duelará com o Camboriú (3º), e pelo B, o Santa Catarina (1°) duelará com o Barra FC (4º) enquanto Chapecoense (2º) enfrentará o Criciúma (3º).
Rodada final
Na sexta e derradeira rodada, o Santa Catarina, a grande surpresa da competição, bateu o Avaí no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, por 3 a 1. Galdino, Adriel e Alex Gonçalves fizeram os gols do time do Alto Vale, enquanto Josmar descontou para o Leão da Ilha. No estádio Heriberto Hülse, Criciúma e Brusque empataram em 3 a 3. Nicolas, Diego Gonçalves e Jhonata Robert marcaram para os mandantes, enquanto Clinton, Rafael e Alvaro fizeram os do clube visitante. Na Arena Condá, a Chapecoense goleou o Joinville: 6 a 0, com gols de Rafael Carvalheira (3), Marcinho (2) e João Vitor. O JEC terminou a primeira fase sem nenhuma vitória e apenas um ponto (5 derrotas e 1 empate).
Na Arena Barra FC, em Itajaí, a equipe da casa venceu o Concórdia por 5 a 1. Geovany, Renan Bernabé (2) e Saymon (2) fizeram os gols do Barra FC, enquanto Caio Mota descontou para o Concórdia.
Na Arena Simon, em Brusque, todos os seis gols ocorreram na etapa final. Marcaram os gols da vitória do Marcílio Dias Felipe Baiano, Batatinha, Miguel Silva e Cesinha. Matheus Campos e Mello fizeram os gols do Carlos Renaux. No Orlando Scarpelli, em Florianópolis, Figueirense, que precisava vencer e torcer por outros resultados, empatou com o Camboriú em 1 a 1. Igor Bolt marcou para os mandantes enquanto Reginaldo fez o gol da equipe visitante.
6ª Rodada
25/01
Figueirense 1 x 1 Camboriú
Criciúma 3 x 3 Brusque
Santa Catarina 3 x 1 Avaí
Chapecoense 6 x 0 Joinville
Carlos Renaux 2 x 4 Marcílio Dias
Barra FC 5 x 1 Concórdia
Classificação final
Grupo A
Brusque: 12
Avaí: 10
Camboriú: 9
Concórdia 7
Marcílio Dias 6
Joinville 1
Grupo B
Santa Catarina: 12
Chapecoense: 11
Criciúma: 11
Barra: 9
Figueirense: 7
Carlos Reunaux: 4
Quadrangular do descenso
Marcílio Dias
Joinville
Figueirense
Carlos Renaux
Quartas de final
(1A) Brusque x Concórdia (4A)
(2B) Chapecoense x Criciúma (3B)
(1B) Santa Catarina x Barra FC (4B)
(2B) Avaí x Camboriú (3B)