Dudu e Alemão lideram projeto para profissionalizar o futebol do Tupi
Ex-atletas da escolinha do "Índio Gasparense", eles pretendem apoiar e investir no clube
Carlos Eduardo Bendini Giusti, o "Dudu" e Alexandre Zurawski, o "Alemão", as duas últimas grandes revelações do Clube Atlético Tupi, ambos com carreiras consolidadas no futebol internacional, retornam "à casa" que os formou com a ideia de investir num novo Tupi, a partir de 2026. Alemão veste a camisa do Rayo Vallecano de Madrid, da Espanha, e Dudu do V-Varen Nagasaki, que lidera o atual certame nacional japonês.
Para isso, convidaram membros da atual diretoria, como o conselheiro Rafael Pitz, o ex-presidente Brunno Medeiros, Marcelinho do Beco, Maninho, Rodrigo Santos, Odair e Samuel (Muca) para formar uma chapa para as próximas eleições. Além desses nomes, Rafael Schwartz, o Gaúcho, que já fez parte de outras diretorias, Jean Ferreira e pessoas que trarão "sangue novo" ao clube, a exemplo de Ângelo Bendini, Gustavo Benevenutti, Bruno Wilvert, Guillherme Alves, Fábio Sardo, Júnior Bertoldi, Jean Felipe, Luiz Gustavo Zendron e Héder Vitorino.
Batizado de "Retomada", o projeto consiste em um investimento sólido na formação de atletas profissionais no Tupi, sem perder o escopo social do trabalho atualmente realizado pela escolinha de futebol. Para comandar esse projeto e já vivendo o dia a dia do octagenário clube gasparense, a coordenação e a ponte entre direção com as comissões técnicas será do professor Renato Zimmermann, profissional formado em educação física e com especialização em gestão e marketing esportivo.
Além dele, outro profissional, hoje treinador do Sub-17 do Barra FC (B. Camboriú/SC) e que prestaria consultoria técnica ao clube é João Wan-Zuit, que também foi atleta de futebol do Tupi; ambos, assim como grande parte da nominata são bastante identificados com o clube.
Rafael Pitz, ex-atleta e filho de um dos fundadores da escolinha, encabeça a chapa como candidato a presidente. "Tudo nasceu na ideia formada pelo João, Dudu e o Alemão. Depois, escolhemos juntos a dedo os nomes para dar o suporte por uma diretoria que pretende mesclar experiência e novas ideias. Falta fechar alguns nomes, mas devemos apresentar a nominata completa à secretaria nos próximos dias. Será um grande desafio, mas tenho muita fé que se a nossa chapa for eleita, conseguiremos fazer o Tupi dar um grande salto em qualidade na formação de jogadores", prevê Pitz.
Outro nome importante, escalado como vice-presidente, é o jovem empresário Ângelo Bendini, irmão de Dudu e que também foi atleta das categorias de base do clube: "Convidamos o professor Renato pela sua história no Tupi e grande experiência na área. Seu legado é importante até hoje e com ele pretendemos realizar uma nova organização dos assuntos tanto dentro como fora do clube. Já o João é um profissional gabaritado e temos confiança em um trabalho de consultoria técnica que ele pode nos fornecer elevando as atividades, desde treinamentos até competições, a um nível de excelência", explicou o candidato a vice-presidente.
O professor Renato, que ensaiou um retorno que acabou não se efetivando, falou que ”nos bastidores já estamos trabalhando para apresentar novos nomes para compor a Comissão Técnica. Vamos avaliar o grupo atual de profissionais e pretendemos trazer novos nomes também”, revelou.
Segundo o regimento interno do clube, as eleições para a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal é na segunda quinzena do próximo ano, momento em que, uma vez eleita, será firmado o contrato de parceria.