"Menino prodígio" leva Gaspar a conquista histórica no xadrez da OLESC

Com apenas 9 anos de idade, Sebastian Liam Ferraz, levou o município pela primeira vez ao pódio na modalidade xadrez

Por Daniel Nogueira

Sebastian levou Gaspar pela primeira vez ao pódio no Xadrez da Olesc

Sebastian Liam Ferraz conquistou a primeira medalha da história de Gaspar no xadrez na 24ª Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC), disputada de 30 de outubro a 4 de novembro em Brusque, reunindo enxadristas de 37 municípios catarinenses. O jovem enxadrista gasparense subiu ao pódio como terceiro colocado no Tabuleiro 6 com 5 vitórias em 5 jogos no “Pensado”, considerada a principal categoria do Xadrez.

Com apenas 9 anos de idade, Sebastian tornou-se o mais jovem enxadrista a conquistar uma medalha na modalidade na OLESC. O menino prodígio também ajudou Gaspar a terminar em 8º lugar por equipes no Xadrez Pensado. Já no Geral Masculino, o município finalizou em 9º lugar.

Novo patamar

As conquistas dos gasparense na Olesc colocam o município em um novo patamar no âmbito estadual. Silmara Almeida, técnica da equipe, classificou o resultado como histórico e mostra como as ações da cidade para com o xadrez, como o centro de treinamento junto à Fundação Municipal de Esportes e Lazer, e o investimento na formação vão trazer muitos resultados a longo prazo. “Gaspar está no caminho certo para brilhar nessa modalidade”, prevê a técnica.

A equipe gasparense, formada por Emanuel Pedroso Vieira, Henrique Marques Oliveira da Silva, Arthur Castro Minuzzi de Souza, Sebastian Liam Ferraz, José Fernando Pedroso Cubas e Eduardo Henrique Pacheco, competiu nas categorias Pensada, modalidade onde as partidas são mais longas, Blitz e Rápida, demonstrando regularidade e alto nível técnico.

Boa performance por equipe

No Xadrez Pensado, Gaspar disputou sete rodadas. A equipe venceu Campos Novos por 4 a 0, Garopaba por 3,5 a 0,5, São José por 2,5 a 1,5 e Seara por 3,5 a 0,5. Houve ainda empate com Navegantes (2 a 2) e derrotas para Florianópolis (1 a 3) e Lages (0 a 4).

No Torneio Blitz, Emanuel terminou em sétimo lugar, seguido por Eduardo (8º), Henrique (12º), Sebastian (14º), José (15º) e Arthur (18º). Na categoria rápida, Eduardo ficou em quinto lugar, Sebastian em sétimo, Henrique em 11º, enquanto Emanuel e Arthur empataram na 13ª posição e José fechou em 21º. Ao final, Gaspar somou 41 pontos e alcançou e o oitavo lugar na geral masculino.

Outras modalidades na OLESC

Além do xadrez, Gaspar competiu no judô, tênis feminino e karatê. No tênis feminino, as atletas Cecília Pavanello, Ellen Winnikow Mohr e Larissa Pavanello conquistaram a sexta colocação entre 13 cidades. Elas venceram Antônio Carlos, Brusque e São Miguel do Oeste por 2 a 0, mas foram eliminadas nas quartas de final após novo confronto com Itajaí. As disputas ocorreram de 1º a 4 de novembro em espaços esportivos de Brusque.

No judô feminino, a cidade somou um ponto com o sétimo lugar de Ana Beatriz Brito Monteiro na categoria cadete meio-leve (-48kg). A modalidade foi disputada no Ginásio do IFC, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

O karatê também contou com representantes gasparenses. Sabrina Carneiro Lobo, do Dojo Kun, ficou em sexto lugar no kumite individual (45,01 a 50 kg), após vencer confrontos contra Itajaí (5 a 2) e Videira (3 a 0). Ela perdeu a disputa pelo bronze para Tubarão por 2 a 0, colocando Gaspar na 22ª posição geral. No masculino, Yuri Zilli de Freitas participou de duas apresentações, mas não avançou às fases finais. No total, seis atletas representaram o município na modalidade.

A etapa estadual da Olesc reuniu atletas de até 16 anos em 19 modalidades esportivas. Embora Brusque tenha sediado a maior parte das atividades, Gaspar também participou como cidade anfitriã, recebendo os jogos de badminton masculino no Ginásio João dos Santos.

A competição foi promovida pela Fesporte, com apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), responsável pelo suporte aos atletas gasparenses ao longo da disputa.