Gaspar Brilha no 1º Estadual Master de Karatê em Joinville
A equipe da Associação Heiwakai de Gaspar conquista medalhas de ouro e bronze no Campeonato Estadual Master de Karatê em Joinville. Saiba mais sobre o desempenho dos atletas e a expectativa para a inclusão da modalidade nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) em 2026.
A cidade de Joinville, no norte do estado, sediou, no último fim de semana (dia 25), o 1º Campeonato Estadual Master de Karatê. O evento, de caráter piloto, reuniu professores de todo o estado e serviu como experiência para a possível inclusão da modalidade nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI).Gaspar esteve representada pela Associação Heiwakai, que enviou três de seus mais experientes instrutores: os professores Marcos Schaefer, Leone Pereira dos Santos e Hilário de Oliveira. O trio não apenas participou, mas também trouxe para Gaspar medalhas.
A equipe demonstrou seu domínio no kata (sequência de movimentos), conquistando bons resultados. No Kata por equipe, os atletas de Gaspar conquistaram o Ouro .
Já no Kata individual, Marcos Schaefer, 52 anos, conquistou o Ouro, enquanto Leone Pereira dos Santos, 62 anos, e Hilário de Oliveira, 52 anos, trouxeram o Bronze.
Experiência para o JASTI e Longa Trajetória
O evento foi importante para testar o formato e os critérios de idade (categorias), mirando a inclusão do karatê no JASTI em 2025. Os professores Leone, que atua em um projeto da FMEL/Gaspar, e Hilário, ambos com 62 anos e décadas de dedicação à arte marcial, devem ser os representantes gasparenses na competição da Terceira Idade no próximo ano, caso se confirme a inclusão da modalidade.
Já o professor Marcos Schaefer, de 52 anos, participou desta edição experimental devido a uma exceção aberta pela organização, que permitiu atletas a partir dos 50 anos neste formato.
O próximo passo é garantir que o karatê entre definitivamente no JASTI, proporcionando um novo espaço para os veteranos da modalidade.
O sucesso na categoria Master não é o único objetivo da Associação Heiwakai. Há um projeto em andamento para que, no próximo ano, as crianças da associação também comecem a disputar os campeonatos estaduais, garantindo o desenvolvimento da base do karatê gasparense, sempre bem representado.
