Os desafios da comunicação no universo on-line

Palestras e debates trataram principalmente da relação dos veículos de comunicação associados com as ferramentas digitais no impulsionamento de conteúdo

Por Kassiani Borges

Sob a mediação de Marcelo Tolentino (C), o debate tratou dos recursos disponíveis no universo on-line

Segundo palestrante do dia, o secretário adjunto de Comunicação do Governo de SC, Nathan Neumann, abordou aspectos da comunicação institucional. Reiterou os esforços da Secretaria de Comunicação em oferecer um conteúdo atualizado aos veículos.

Em seguida, falou o engenheiro agrônomo Felipe Penter, chefe de gabinete do CREA-SC, destacando o papel da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades catarinenses. Encerrando a manhã de palestras, Wlamir Freitas, presidente da Abralegal, e Bruno Camargo, especialista jurídico, discutiram a importância e os desafios da publicidade legal para os jornais impressos.

Num dos momentos mais aguardados, o 51º Congresso da Adjori-SC abriu espaço para quatro “pesos pesados” da comunicação on-line sob a mediação do jornalista Marcelo Tolentino, da Comunicação da Celesc.

O painel “Como explorar os recursos disponíveis para o universo on-line” teve a participação de Augusto Conconi, representante do Google News Initiative, que discorreu sobre o uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Gemini, NotbookLM, Pinpoint, News Consumer Insights e Canvas na produção de conteúdo.

Participaram ainda o diretor da SEO ON, Michael Linhares, que deu dicas de como melhorar o alcance do conteúdo produzido pelos veículos de comunicação; João Paulo Borges, o JP do Whats, que falou sobre como explorar melhor o aplicativo de mensagens no dia a dia da redação; o jornalista Lorran Barentim, que apresentou o case do seu site, o Jornal Razão, de Tijucas - associado da Adjori/SC, que chegou a quase 3 milhões de visualizações no último mês. Lorran abordou o uso das ferramentas para obter mais alcance e monetizar o conteúdo.

Finalizando a programação, Priscilla Domingos, instrutora do SEBRAE-SC, trouxe os desafios de gerir pequenos negócios.