A relevância da informação local
Governador Jorginho Mello prestigiou a abertura do 51º Congresso da ADJORI/SC
Com a presença do governador do estado, Jorginho Mello na abertura, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI/SC) realizou no sábado, dia 30, em São José, na Grande Florianópolis, o seu 51º Congresso Estadual. O evento reuniu dirigentes, empresários e profissionais da comunicação de todas as regiões do Estado, além de de dirigentes de entidades ligadas à comunicação do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. O tema do congresso foi o futuro do jornalismo local diante dos desafios e oportunidades do ambiente digital.
A Adjori/SC, que atualmente congrega 110 empresas jornalísticas nas plataformas impressa e digital, oportunizou uma imersão em estratégias digitais, inovação e sustentabilidade. Parte da programação contemplou a apresentação dos resultados do 1º Programa de Capacitação Digital, promovido pelo Núcleo Digital da entidade, com o objetivo de qualificar os jornais associados e ampliar a audiência da Rede de Comunicação da Adjori/SC (RCN On-line). Na sua fala, o governador disse que o jornal impresso está na cultura do brasileiro.
“Conheço bem essa forma de comunicação, pode inovar e modernizar, mas o jornal impresso sempre terá o seu lugar na vida do catarinense e do brasileiro. Vim aqui para prestigiar todos vocês que fazem da notícia a matéria-prima para chegar a todos os lares. Santa Catarina é um estado pequeno, de pequena propriedade, com empresas centenárias. Essa é a cara do estado de Santa Catarina, um modelo de produção familiar e é justamente nestes locais que vocês chegam com a notícia”, afirmou o governador.
Em seu discurso, o presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, José Roberto Deschamps voltou a destacar a relevância da informação local que, segundo ele, é o mais valioso patrimônio dos médios e pequenos veículos de comunicação. “Porém, precisamos também estar alinhados com as mudanças tecnológicas que trouxeram novas formas de se divulgar a notícia”, destaca Deschamps.
Autoridades prestigiam evento
Além da presença do governador, a abertura do 51º Congresso da Adjori/SC contou com a presença do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, do presidente do Sindejor, Ailton Coelho, do presidente da Adjori/SC e Adjori Brasil, José Roberto Deschamps, do diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinubing, do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, e do senador Esperidião Amin.
Em seu discurso, o presidente do Sindjor/SC, Ailton Coelho, também proprietário do Jornal Cabeço Negro, de Apiúna, destacou a importância o congresso para ampliação das discussões em torno da informação regional. “Sem dúvida, é o maior evento da imprensa catarinense e, portanto, o Sindejor vai sempre apoiar”, enfatizou.
Conteúdo local
O prefeito de São José, cidade anfitriã do congresso, deu as boas-vindas e destacou a relevância do conteúdo local, como forma de manter a população bem informada sobre o que acontece na sua cidade e região. Na mesma linha, o senador Esperidião Amin (PP) lembrou que a imprensa local tem a missão de manter a identidade do município ou da região que ela cobre. “E isso é fundamental num estado onde se tem uma grande a diversidade geográfica e a população mais bem distribuída do país”. O diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinubing, também destacou a importância da imprensa local como meio de divulgação do que acontece em todas as regiões do estado.
O presidente da Celesc, Tarcisio Rosa, falou sobre os investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2026, um plano que inclui a construção e ampliação de subestações e redes de distribuição para aumentar a capacidade e a confiabilidade do sistema elétrico.
Na sequência da abertura do evento, a programação se desenvolveu com palestras e debates voltados à comunicação digital, institucional e ao desenvolvimento regional. O professor e estrategista digital Marcello Natale iniciou as apresentações com a palestra “Estratégia digital para sites jornalísticos”.