Parlamentares cobram obras do Ministério dos Transportes
Fórum coordenado pelo deputado federal Mauro Mariani cobrou obras urgentes
O Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB), cobrou nesta quarta-feira (16), em Brasília, obras urgentes do Ministério dos Transportes. E, mesmo diante de um cenário de cortes no orçamento, garantiu investimentos importantes. Três senadores e 13 deputados marcaram presença no evento, que ainda teve a participação do presidente da Fiesc, Glauco Corte.
O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, admitiu a redução nos investimentos e o prolongamento dos cronogramas. Mas autorizou o Dnit a dar o quanto antes a ordem de serviço para as obras de duplicação do trecho mais crítico da BR-280, entre o Porto de São Francisco do Sul e a BR-101. "Era o único lote parado e não havia mais entraves, como as disputa judicial entre empresas. Sendo assim o ministro entendeu a urgência", frisou Mariani.
A importância da obra foi reforçada por outros deputados como Marco Tebaldi (PSDB), que ressaltou o grande número de acidentes no trecho.
O ministro também garantiu o lançamento da licitação, no modelo RDC, dos contornos ferroviários de Joinville e São Francisco do Sul. Além disso, o Ministério dos Transportes irá manter todos os contratos de manutenção e recuperação de rodovias.
Segundo o deputado Mauro Mariani, as obras não terão o ritmo desejado por Santa Catarina e o Brasil, mas o importante é que não irão parar. "Mesmo as obras que estão no PIL, como a BR-470 e a BR-280, não sofrerão paralisação", disse o deputado, segundo garantidas do Ministério dos Transportes.
A secretária-executiva do Ministério dos Transportes, Natália Marcassa, informou que os estudos do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) das rodovias BR-470, BR-280 e BR-101 devem ser finalizados pelas empresas interessadas em janeiro de 2016.