Qual livro escolher?

Tire as dúvidas na para escolher o livro ideal para seu filho

Por

A sessão de livros infantil das livrarias costuma chamar mais atenção do que qualquer outra. Ela é colorida e cheia de livros que se parecem mais com brinquedos ou que encantam pelas ricas ilustrações. Ao se deparar com uma estante destas, a dúvida pode bater: afinal, que tipo de livro é mais indicado para cada faixa etária. "No caso de criança pequena - de zero a seis anos de idade - existem algumas especificidades nos critérios que orientam o acesso e a escolha dos livros para esse público", destaca a professora Eliane Santana Dias Debus. É aí que os autores da pedagogia se dividem. Enquanto alguns separam os livros conforme a idade, outros conforme o desenvolvimento da criança ou ainda utilizam os dois para categorizar os livros.

A estudiosa Nelly Novaes Coelho faz uma divisão baseada em três fatores. A idade cronológica, o nível de amadurecimento biopsico-afetivo-intelectual e o nível de domínio do mecanismo de leitura. Assim, a autora faz a seguinte divisão: pré leitor - que se subdivide em primeira infância (15 meses aos três anos) e segunda infância (a partir dos 2 ou 3 anos); leitor iniciante, a partir dos 6 ou 7 anos; leitor-em-processo - a partir dos 8 ou 9 anos; leitor fluente, a partir dos 10 anos; e leitor crítico, a partir dos 12, 13 anos.

O papel do adulto é fazer com que a criança tenha acesso ao livro e mediar a leitura, A administradora da Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, Lúcia Kistner, indica os livros recomendados pelo site "Educar para crescer" (http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/), que estão também divididos pela idade das crianças e contam com uma pequena sinopse. A seleção dos livros foi feita por 18 educadores, que selecionaram 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Médio. "A consultoria da Crescer é ótima e temos 90% das sugestões indicadas na biblioteca", revela.

Divisão por idade

Gládis E. Kaecher, organizadora do livro "Educação Infantil - pra que te quero?" faz a seguinte diferenciação, que pode ser usada pelos pais no momento de compra de livros:

- 0 a 2 anos

Livros de borracha, livros de pano, livro-brinquedo para aproximar a criança do objeto;

- 2 anos

Livros com narrativas curtas, poucos personagens e enredos curtos, grandes ilustrações que auxiliem a criança a narrar a história sem ajuda;

- 3 anos

Contos de fadas

- 4 anos a 6 anos

Lendas e narrativas mais longas e poesias