Sessão solene da Alesc presta homenagem aos 78 anos da Fecomércio/SC

Durante a cerimônia, a Alesc destacou a contribuição do Sistema Comércio para o crescimento da economia do estado

Por Alexandre Melo

Vinte pessoas, entidades e instituições foram homenageados

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, nesta segunda-feira (10), uma sessão solene para celebrar os 78 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e os 80 anos do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia destacou a contribuição do Sistema Comércio para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina e do Brasil ao longo das últimas décadas.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Santa Catarina, Hélio Dagnoni, destacou o papel da entidade na defesa e no fortalecimento dos setores de comércio de bens, serviços e turismo, responsáveis por cerca de dois terços do PIB catarinense.

Ao abordar os 78 anos da Fecomércio-SC e os 80 anos do Sesc e do Senac, Dagnoni ressaltou a atuação das instituições nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer e qualificação profissional.

O presidente também enfatizou os investimentos do Sistema Comércio em regiões com menores índices de desenvolvimento humano, como estratégia para ampliar oportunidades e contribuir para a redução das desigualdades.

Entre as autoridades presentes também estava o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. Em sua fala, destacou a importância da homenagem e do papel do estado no setor. “Santa Catarina ocupa um lugar de destaque na história do Sistema. Seu espírito empreendedor contribui de maneira decisiva para o setor do comércio no país”, enfatizou.

A iniciativa da homenagem foi do deputado estadual e empresário Nilso Berlanda, que presidiu a solenidade no plenário principal da Alesc. Ao todo, mais de 200 pessoas participaram, entre autoridades, homenageados e convidados.

Sessão teve 25 homenageados

Durante a solenidade, foram entregues homenagens a pessoas e instituições que se destacam no desenvolvimento do comércio em Santa Catarina, incluindo empresários, representantes de sindicatos patronais, do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, da CNC e de outras entidades.

Representando os homenageados, o empresário Luciano Hang falou sobre a força do setor produtivo catarinense. “Santa Catarina tem grandes empresários, grandes indústrias, um comércio forte, serviços e turismo idem. Somos um estado que acredita no trabalho, acredita no fazer bem feito e que serve de exemplo para o país”, destacou.