Colheita de arroz inicia nas próximas semanas em Gaspar
Impactos do clima afetaram parte da safra no município
As paisagens do interior de Gaspar ganham um novo cenário a partir das próximas semanas. Com o início da colheita de arroz, máquinas passam a ocupar as lavouras em uma operação que mobiliza cerca de 100 famílias e movimenta um dos principais motores do setor agrícola local.
Mesmo diante dos desafios enfrentados pelo setor nos últimos meses, como a queda no preço pago aos produtores e o aumento dos custos de produção, o município ocupa a 14ª posição na produção do grão em Santa Catarina. Além disso, os impactos do clima, com períodos de chuva e instabilidade, afetaram parte da safra. Ainda assim, a atividade segue contribuindo para a economia local e demonstrando a força do setor agrícola.
O município possui aproximadamente 2.700 hectares plantados. Com produtividade média entre 180 e 200 sacas por hectare, a expectativa é que a safra alcance cerca de 26 mil toneladas. A cadeia produtiva do arroz gera empregos diretos e indiretos e deve movimentar aproximadamente R$ 22 milhões na economia local.
Para garantir o escoamento e a produtividade, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, intensifica o suporte aos rizicultores. A Patrulha Mecanizada atua diretamente na preparação do solo, drenagem e limpeza de valas. Um destaque é a aplicação de calcário, mais de mil toneladas já foram distribuídas para corrigir a acidez do solo e garantir a nutrição da planta.
A logística de transporte das colheitadeiras de arroz e implementos agrícolas também conta com o suporte da pasta, que realiza mais de 100 transportes anuais com carreta-prancha para os produtores gasparenses.
Além do suporte maquinário, o produtor tem à disposição o conhecimento técnico por meio de um convênio com a Epagri. O escritório local conta com uma extensionista, que oferece assistência técnica nas comunidades rurais. Além, do engenheiro agrônomo que compõe o quadro de servidores da secretaria de agricultura e Aquicultura.
A secretária da pasta, Karina Mateus, destaca a força dos rizicultores para o município. “A produção de arroz é um dos destaques da agricultura gasparense. A colheita é um momento de muito trabalho e dedicação frente a tantos desafios que o setor enfrenta. A Secretaria reforça sua admiração a todos os produtores e reafirma o compromisso de estar lado a lado, oferecendo suporte necessário para que nossa agricultura continue crescendo e seja promissora para enfrentar os desafios do setor”, pontua.
Com este suporte integrado, a rizicultura em Gaspar se mantém como um dos pilares da economia rural, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo o abastecimento de um dos alimentos mais essenciais da região.