Em noite de homenagens, AMPE Gaspar/Ilhota celebra 40 anos de atividades
Evento reuniu mais de 600 pessoas na noite desta quinta-feira, dia 2
A Associação de Micro e Pequenas Empresas de Gaspar e Ilhota celebrou na noite desta quinta-feira, dia 2, 40 anos de fundação. O evento reuniu mais de 600 convidados no Restaurante Questão de Gosto, anexo à associação da JBS/Seara, no bairro Poço Grande. A entidade conta hoje com mais de 200 associados e é uma das mais importantes instituições de classe do segmento empresarial no município.
A noite foi de homenagens a ex-presidentes e associados, que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da entidade ao longo de quatro décadas (veja lista, no final). Um vídeo exibiu a trajetória da entidade, mostrando a presença nos momentos mais importantes dos últimos 40 anos da história de Gaspar.
Palestra Neto Mafra
Após as homenagens, o público assistiu à palestra do empresário Neto Boca Mafra, que atua no segmento de comércio de veículos automotores – carros e embarcações, seguido de jantar.
Presente à solenidade, o prefeito de Gaspar, Paulo Norberto Koerich disse que o momento é de construção e de associativismo. “Pequenos empresários conseguiram, com suas grandes empresas, transformar a vida das pessoas, da nossa cidade, região e do nosso estado”, afirmou o chefe do executivo. Koerich lembrou ainda que o poder público tem que ser sempre a mola propulsora, o catalisador e facilitador para aqueles que empreendem, geram emprego e fazem a economia girar.
Leia mais: A história da AMPE Gaspar Ilhota
Para o presidente da AMPE Gaspar Ilhota, Diogo Schmitt Tomaz, que esteve à frente da entidade por quatro – 2020 e 2021 e 2024 e 2025 - um ciclo se encerra. “O sentimento é de dever cumprido, proporcionamos o máximo que podíamos para ajudar os micro e pequenos empresários da cidade e região”, enfatizou Diogo. Ele destacou e agradeceu às pessoas que trabalharam ao seu lado nos dois mandados e admitiu: “Eu viajo bastante pelo Brasil e pelo mundo, e todas as vezes que precisei me ausentar, tive pessoas boas e capacitadas para representar a AMPE”.
Diogo também desejou sucesso ao futuro presidente, Kauê Berkendorf, já que a partir de 1º de novembro ele deixa o cargo. “No que ele (Kauê) precisar, sempre estarei à disposição para ajudar”, acrescentou.
Futuro presidente
Kauê Berkendorff, que ocupa a diretoria executiva da entidade, destacou os mais de 500 empresários que compareceram ao evento de 40 anos da entidade. “Isso mostra a força do associativismo”, complementou. Já traçando planos para a sua gestão – 2026-2027, Kauê revelou que a construção de uma sede está entre os planos de gestão, porém, antecipou que não será apenas a sede de AMPE. "A ideia é erguer a sede das entidades, reunindo AMPE, ACIG, CDL e outras entidades, o que vai reforçar ainda mais o associativismo em nossa cidade”, observou. Outro projeto citado pelo futuro presidente é uma presença maior no município de Ilhota. "Vamos consolidar a AMPE como entidade representativa dos micro e pequenos empresários de Ilhota", projetou.
Ex-presidentes da AMPE Gaspar/Ilhota homenageados
Aguinaldo Oliveira – Olipress
Michel Tobias Pavanello – Hury Confecções
José Eduardo de Souza - Officer Soft
Ricardo Karstedt – Indústria Karstedt
Felipe José Costa – LM Serviços
Douglas José Junkes – Serelepe Confecções
Carlos Junkes- Junkes Contabilidade
Associados homenageados
Artur Henrique Spengler - Restaurante Questão de Gosto
Josiane Ozório Melo - Viacredi
Osni dos Santos - Paxá Confecções (In memoriam)
Zenilda Maria Lemfers Schmitt
Maria Bernardete de Souza - Plantão Íntimos
Edilar Chiesa - Edifika Terraplenagen
Francisco Hostins Junior
Kaue Benkendorff - Diretor Executivo Ampe
Estiveram também no evento, o vice-prefeito de Ilhota, Adenir Antônio e os deputados federal, Gilson Marques, e estadual Matheus Cadorin, ambos do Partido Novo.