Uma mãe, uma criança e um futuro
Projetos de saúde materno infantil têm êxito no caso de evitar mortes evitáveis.
Uma forma de contar a história de nossa organização é falar de seus projetos materno infantil.
Desta forma, neste mês celebramos aquelas iniciativas que ampliam o acesso a cuidados clínicos de qualidade às mães e crianças em comunidades com vulnerabilidade social mundo a fora.
Mas qual o peso destes projetos que atendem uma das áreas de enfoque do Rotary para o futuro de tantas gerações ?
Segundo relatório da ONU em 2024 houve cerca de 4,9 milhões de mortes de crianças de até cinco anos, 58% se deu na África Subasariana e 25% no sul da Ásia e, na maioria dos casos, por causas evitáveis ou que dependiam de intervenção de baixo custo.
As estatísticas podem parecer impessoais no papel, 512 mortes a cada 100 mil gestantes na Nigéria, uma taxa de mortalidade materna maior do mundo, mas para mim estes indicadores têm rosto, vejo as mães, vejo os bebês, estive nas salas e parto, onde os números se transformam em tragédias ou alegrias.
Atuo junto no Juntos por Famílias Saudáveis na Nigéria um programa financiado em grande escala pela Fundação Rotária e, tendo completado seu terceiro ano a iniciativa tem objetivo de reduzir em 25% a mortalidade infantil e neonatal em áreas selecionadas do pais.
Para isto realizamos diálogos comunitários e visitas domiciliares,
Também estamos aprimorando a qualidade dos serviços médicos com treinamento adicional para os profissionais da saúde.
Num destes treinamentos aconteceu um fato real, uma senhora chegou com necessidade de trabalho de parto e, aconteceram algumas dificuldades em razão das condições físicas da mamãe e do feto,
Foi uma verdadeira lição para todos e, o trabalho realizado pelo grupo e com pleno sucesso pois ambos, mãe e filho continuam muito bem de saúde.
Para mim aquilo não foi só um dia a mais de trabalho, foi a con firmação de um chamado.
A experiência me fez lembrar que por traz de cada estatística há uma história de uma mãe, uma criança , uma família, um futuro.
Texto de Olubumini Afolabi Diretor de Comunicação do Programa Juntos por Famílias Saudáveis na Nigéria, publicado na Revista Rotary Brasil- julho/2026.