Paz por meio da educação
No momento em que assumi o cargo de Presidente do Rotary Internacional que chegou de forma inesperada, isso me fez pensar em como o mundo pode mudar de um instante para outro e, como o Rotary tem o poder de ser uma força do bem nessa mudança.
Entre outros, um grande desafio é a Educação Básica e Alfabetização, como um chamado claro à ação: fortalecer a base do aprendizado em todas as comunidades a que servimos.
Ao redor do mundo há milhões de pessoas que não sabem ler, e milhões de crianças sem acesso à educação básica.
No entanto, sabemos como solucionar isso: oferecendo educação sustentável, inclusiva e equitativa, especialmente para meninas e jovens marginalizados. Mais do que a capacidade de ler e escrever, a alfabetização é a chave para a dignidade humana, a mobilidade econômica e a paz. Cada livro aberto, cada sala equipada, cada professor treinado se torna um alicerce da paz.
Leia também: Professor suspeito de abuso sexual em escola de Gaspar pode ter fraudado documentos
Este ano a mensagem do Rotary é Unidos para Fazer o Bem e expressa a força que encontramos uns nos outros.
Quando unimos nossos talentos e recursos – não apenas entre nossos Clubes, mas entre parceiros, organizações e comunidades expandimos nosso alcance. E, quando fazemos isto consistente ao longo do tempo, criamos mudanças duradouras.
A educação também promove a paz. Cada bolsa de estudos que fornecemos, cada programa da primeira infância que apoiamos, cada turma de educação para adultos que financiamos é uma ação em prol da paz.
E o Rotary vem construindo a paz dessa maneira há mais de um século. Não nos esqueçamos que a luta pela alfabetização não se trata apenas em acesso, mas de equidade.
E trata-se de nos unirmos além das fronteiras das línguas e das gerações para defender a educação como um direito e não um privilégio.
Vamos sonhar com um mundo onde toda a criança saiba ler e, como pessoas em ação, vamos trabalhar para tornar esse sonho uma realidade.