A campanha mundial contra a Poliomielite 2025

Por Kassiani Borges

Edição da semana 30/10/2025

No ultimo dia 24 de outubro, juntamo-nos no mundo todo para celebrarmos o progresso da conscientização da necessidade de apoiarmos a Campanha Mundial contra a Poliomelite.
Vale destacar Países, como a África rumo a um continente livre da poliomielite e renovando o nosso compromisso coletivo de proteger todas as crianças contra esta doença evitável.

O tema deste ano, End Polio: Every Child, Every Vaccine, Everywhere (Acabar com a Poliomielite: Cada criança, uma vacina, em qualquer lugar), é um apelo para garantir que nenhuma criança, em qualquer contexto, fique desprotegida.

Em toda a Região Africana, os países continuam a registar progressos significativos rumo a este objetivo.
Os progressos registados em 2025 refletem o reforço da coordenação transfronteiriça, a expansão da vigilância, a melhoria da capacidade laboratorial e a utilização de ferramentas digitais para aumentar o alcance, a eficiência e a equidade.

Entre Janeiro e Outubro de 2025, 15 países africanos alcançaram quase 200 milhões de crianças com pelo menos uma dose de vacina contra a poliomielite através de rondas de vacinação suplementares.
Em Abril de 2025, os Ministros da Saúde lançaram uma campanha coordenada para proteger 83 milhões de crianças em toda a sub-região.

O recurso à vigilância ambiental também se alargou significativamente.

Atualmente, 98% dos países da Região Africana da OMS dispõem de sistemas para monitorizar as águas residuais e os esgotos em busca de poliovírus, fornecendo alertas precoces de uma possível transmissão e permitindo uma resposta rápida antes da propagação do vírus.

A diminuição da cobertura vacinal de rotina, as interrupções das campanhas de vacinação, a insegurança e a hesitação em vacinar continuam a representar riscos.

Acabar com a poliomielite em África é mais do que travar a transmissão. Significa reforçar os sistemas, a força de trabalho e as redes que sustentam a vacinação, a preparação para surtos e serviços de saúde resilientes.

A tarefa que temos pela frente exige um empenhamento contínuo, um financiamento adequado e uma ação coordenada a todos os níveis.

Que o 24 de outubro se prolongue pelo tempo que for necessário e renovemos a nossa determinação de chegar a todas as crianças, com todas as vacinas, em todos os lugares - e de fazer a poliomielite pertencer ao passado, de forma definitiva.

A cada criança que deixa de se vacinar, abre uma brecha para a doença voltar.

A PROTEÇÃO ESTÁ NO BRAÇO DA CRIANÇA E NA CONSCIÊNCIA DE TODOS NÓS.

Venha conhecer o nosso trabalho! Reuniões todas as terças feiras, as 20 horas no Raul´s Hotel ou em sua Sede no Arraial dos Claudinos.