Paz por meio da educação
O momento em que assumi o cargo de Presidente do Rotary Internacional chegou de forma rápida e inesperada.
Isto me fez pensar como o mundo pode mudar de um instante para outro e, como o Rotary tem o poder de ser uma força do bem nesta mudança.
Neste mês da educação básica e da alfabetização Rotary, temos um chamado claro à ação e, a oportunidade de fortalecer a base do aprendizado nas comunidades a que servimos.
Ao redor do mundo há milhões de pessoas que não sabem ler e milhões de crianças sem acesso á educação básica.
No entanto, sabemos como solucionar isso, oferecendo educação sustentável, inclusiva e equitativa especialmente para meninas e jovens marginalizados.
Mais do que a capacidade de ler e escrever, a alfabetização é a chave para a dignidade humana, a mobilidade econômica e a paz.
Cada livro aberto, cada sala equipada, cada professor treinado se torna um alicerce da paz.
Este ano a mensagem do Rotary é Unidos para Fazer o Bem e, expressa a força que encontramos uns nos outros.
Quando unimos nossos talentos e recursos, não apenas entre nossos clubes, mas entre parceiros, organizações e comunidades, expandimos nosso alcance.
E, quando fazermos isto de forma consistente, ao longo de um tempo, criamos mudanças duradouras.
Os serviços do Rotary não podem ser mensurados apenas em metas anuais, nosso trabalho em educação não pode se estender apenas ao longo de um ano, os projetos em alfabetização levam tempo para se enraizar, crescer e dar frutos.
Não podemos esquecer de que a luta pela alfabetização não se trata apenas do acesso, mas de equidade.
Trata-se de garantir que todos os estudantes independentemente de suas origens, tenham a oportunidade de alcançar seu potencial.
E trata-se de nos unirmos além das fronteiras e das gerações para tratar a educação como um direito e não um privilégio.
Vamos sonhar com um mundo em que toda a criança saiba ler e escrever e, como pessoas de ação vamos trabalhar para tornar este sonho uma realidade.
Juntos nós podermos transformar vida, começando pelo poder da educação.