Pimenta: bastidores aquecidos na política e no setor empresarial

Por Kassiani Borges

Edição da semana 12/02/2026

Regional Foz do SEBRAE/SC

O Presidente da AMPE Gaspar e Ilhota, Kauê Benkendorff, esteve presente na solenidade de posse do novo gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Aloísio Salomon, realizada no Novotel em Itajaí, reunindo diversos presidentes de entidades empresariais, representantes da indústria e do comércio, além de autoridades do Estado de Santa Catarina. A cerimônia reforçou o compromisso com o fortalecimento do atendimento aos empreendedores e o desenvolvimento dos pequenos negócios na região. Na ocasião, também estiveram presentes o presidente do Sebrae, Décio Lima, e membros da diretoria do Sebrae/SC, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional e o apoio às micro e pequenas empresas.

Posse da AMPE Gaspar e Ilhota

Vem aí o evento Jantar e Cerimônia de Posse do novo presidente, Kauê Benkendorff e sua Diretoria da AMPE Gaspar e Ilhota, para o biênio 2026–2028, que será realizado no dia 26 de fevereiro, no Restaurante Questão de Gosto, em Gaspar. Estão sendo esperados mais de 700 convidados entre associados, empresários, autoridades, lideranças políticas e institucionais, representantes da imprensa e convidados especiais. Os ingressos estão disponíveis no site www.ampegaspar.com.br. O jantar contará com bebidas inclusas e atrações como o Coro Misto de Santa Cecília, Orquestra Sinfônica e uma apresentação teatral.

Visita ao Jornal Metas

Recebi na quinta-feira (5), a visita do advogado e empresário Emmanuel Silvério dos Santos, o popular Tuca, primeiro vereador do partido Novo de Blumenau e pré-candidato a deputado estadual, acompanhado do empresário blumenauense Rafael Gomes dos Santos, com forte ligação pessoal e empresarial com as cidades de Gaspar e Pomerode. Tuca está de malas prontas rumo ao PRD (Partido Renovação Democrática). Além dele, o partido estará recebendo o reforço do empresário blumenauense Rafael, com bom trânsito também nos municípios de Gaspar e Pomerode. A dupla pretende disputar as próximas eleições com um feito inédito, ou seja, será a primeira candidatura coletiva a deputado da história de Santa Catarina.

Visita ao Jornal Metas – 2

Recebi também na quinta-feira (5), a visita do amigo Mário Pera - ex-vereador de Gaspar, há 25 anos morando em Bombinhas. Por 19 anos CEO do Grupo Vila do Farol , aposentado, hoje gestor do principal shopping da cidade, advogado e corretor - que atua em ações sociais. Com laços familiares e alguns imóveis em Gaspar, Pera completará ano que vem 50 anos da chegada neste município, onde residiu por 25 anos. Com grande experiência no turismo, Pera, analisa que Gaspar tem um grande potencial neste setor. “ Com estruturas já montadas na hospedagem, o setor da moda infantil são fortes apelos aos eventos e visitas de negócios. Sem contar a riqueza de belas paisagens, as culturas italiana e alemã. Aspectos que somam e impactam. É uma questão de priorizar”, destaca Pera. Lembra também que destinos similares já perceberam e estão alçançando resultados. “Só lembrar as opções criadas com o crescimento do Fazenda Park Resort”, finaliza. Gaspar tem muito futuro por aí, porque tem acessos fáceis para muitas regiões.

Naatz faz pedido de CPI na ALESC

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) protocolou nesta quarta-feira, (11), requerimento junto à presidência da Assembleia Legislativa - Alesc, solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a existência de cobranças abusivas, desproporcionais e economicamente injustificadas praticadas por cartórios extrajudiciais do Estado, com aumentos de preços que vão desde 44% a 349% do ano passado para cá, segundo dados apresentados em plenário. Ao levar o assunto a plenário nesta terça-feira (10) e pedir o apoio dos parlamentares para as 14 assinaturas necessárias para eventual aprovação da CPI, Naatz disse que os atuais aumentos que considera abusivos, aconteceram depois da aprovação sucessiva de dois projetos de lei complementares de origem do Tribunal de Justiça do Estado, entre 2023 e 2025, sem o necessário e amplo debate prévio. Neste sentido, admitiu que o parlamento falhou nesta análise e que há necessidade de fazer as apurações e correções que forem necessárias por meio da Comissão Parlamentar de Inquérito. O deputado complementou ainda que já tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-SC e do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis – Creci-SC, entre outras entidades de classe.