Pimenta: Rachadinha, desvios e veterinário mirim. O que está acontece no Vale do Itajaí?

Por Kassiani Borges

Edição da semana 05/02/2026

Empreender é construir hoje pensando no futuro da cidade

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) voltou a destacar mais um empresário associado à instituição: Mário Jorge de Souza, da Pacopedra Obras de Infraestrutura. Para a ACIG, Mário representa o empresariado que entende o desenvolvimento como algo sólido, planejado e coletivo. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com obras que geram impacto real, estruturam territórios e impulsionam o crescimento sustentável. Associada à ACIG desde agosto de 2008, a Pacopedra acredita no associativismo como base para fortalecer o ambiente empresarial, promover diálogo e contribuir ativamente com o desenvolvimento econômico e social de Gaspar. A participação da empresa nas ações da ACIG reflete uma visão madura de negócio: aquela que compreende que crescimento duradouro se constrói com responsabilidade, cooperação e visão de longo prazo. Estrutura, compromisso e desenvolvimento. Quando uma empresa ajuda a construir a cidade, ela constrói muito mais do que obras.

Operação policial em Gaspar

Ex-servidores da Prefeitura de Gaspar voltaram a ser alvo de investigação policial. Desta vez, a suspeita é de superfaturamento em contratos de aluguel de máquinas pesadas, bem como desvio de macadame e outros materiais para fins privados, às custas do dinheiro público. Tudo isso, no apagar das luzes. É surpreendente que o governo anterior ainda continue a levantar suspeitas. Isso terá fim? É uma situação que preocupa, pois deixa a população com cara de quem foi enganada, ludibriada, enquanto alguns servidores usavam do poder em benefício próprio e de terceiros. É preciso ir novamente a fundo nessa investigação, pois é o dinheiro do contribuinte que foi retirado dos cofres públicos para beneficiar particulares. E pergunta que não quer calar: Será que vamos ter CPI da Câmara novamente?

Em Blumenau

Blumenau também não fica atrás. No mesmo dia da Operação Hora-Máquina, os gabinetes da Câmara de Vereadores da vizinha cidade foram invadidos por policiais na operação “Happy Nation”, deflagrada pela Polícia Civil para cumprir 20 mandados de busca e apreensão por suspeitas de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de capitais e “rachadinha”. A “rachadinha” é a prática ilegal por meio da qual um parlamentar fica com parte do salário dos funcionários contratados pelo gabinete. Algo até bem comum no poder Legislativo e já foi alvo de dezenas de denúncias país afora, como desta vez. A denúncia é de 2024 contra um vereador e funcionários públicos. Os esquemas investigados também envolvem o recebimento de vantagens indevidas a partir de contratos públicos de prestação de serviços firmados com a administração municipal.

Nota oficial

A Câmara de Vereadores de Blumenau soltou até uma nota oficial, informando que a ação ocorreu em dois gabinetes parlamentares e que, até o momento, não há confirmação de apreensão de materiais ou documentos. A nota esclarece, ainda, que a investigação não está direcionada à instituição Câmara de Vereadores de Blumenau, que segue exercendo normalmente suas atribuições constitucionais e administrativas. O Legislativo Municipal blumenauense reforçou que está colaborando integralmente com as investigações.

Programa veterinário mirim

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou o Projeto de Lei nº 9345/2025, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro (PODEMOS), que institui o Programa Veterinário Mirim em Blumenau. A iniciativa tem como objetivo promover a educação de crianças e adolescentes sobre o bem-estar animal, com ações voltadas à vacinação, castração, prevenção de zoonoses e guarda responsável. O projeto segue modelos já aplicados com sucesso em municípios como Navegantes (SC) e Pinhais (PR).

O programa poderá ser desenvolvido em parceria com escolas públicas e privadas, clínicas e hospitais veterinários, profissionais da área, organizações não governamentais de proteção animal, instituições de ensino superior e órgãos públicos ligados à saúde, educação e meio ambiente. A proposta busca integrar diferentes setores para fortalecer a formação cidadã e a consciência sobre o comportamento animal e o cuidado com espécies domésticas e silvestres.

Entre os objetivos do Programa Veterinário Mirim estão o estímulo ao respeito aos direitos dos animais, a realização de atividades educativas e vivências práticas em clínicas, abrigos e centros de controle de zoonoses, além do incentivo a vocações profissionais nas áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas correlatas. As atividades poderão ocorrer de forma extracurricular ou integradas ao calendário escolar.

Fim de semana de festa religiosa no Lagoa

Neste fim de semana acontece mais uma festa religiosa em Gaspar. Desta vez é a comunidade do bairro Lagoa que vai homenagear São Brás, o santo protetor da garganta. A festa começa na sexta-feira (6) com a missa do bispo Dom Rafael Biernaski às 19h. Após a celebração, serviço completo de bar e cozinha, com paste caseiro, sacola-surpresa e animação do Jorge Som e às 20h30 o tradicional bingo. No sábado (8), acontece a procissão motorizada de São Brás, com saída da capela às 17h45min e missa às 19h, seguida de festejos no salão comunitário e baile, animado pela Banda Legião Gaúcha, a partir das 23h com entrada gratuita. No domingo (9), a Missa dos Festeiros, a partir das 9h45, celebrada pelo pároco Frei Pedro da Silva, após a missa serviço completo de bar e cozinha e almoço. A tarde dançante começa às 16h, com animação do Grupo Portal Gaúcha. A entrada é gratuita.