Pimenta: a nova lei do leite, o adeus aos orelhões e os investimentos da SCGás

Por Kassiani Borges

Edição da semana 22/01

SC Day In Bern Projeta sc na suíça

O SC Day in Bern, que será realizado pelo Governo de Santa Catarina na Suíça, marca um novo momento da presença internacional do Estado na Europa e consolida o relacionamento com um dos principais ecossistemas de inovação do continente. O evento integra a missão oficial liderada pela vice-governadora Marilisa Boehm, entre os dias 25 e 30 de janeiro, com foco em cooperação econômica, inovação e atração de investimentos.

O SC Day in Bern reunirá autoridades do governo cantonal, lideranças empresariais, centros de inovação e investidores, apresentando Santa Catarina como ambiente estratégico de negócios e porta de entrada para o mercado sul-americano. A programação inclui painéis institucionais, encontros bilaterais e visitas a hubs suíços de referência em manufatura avançada, transformação digital, saúde e tecnologias industriais.

Lei de Proteção

O governador Jorginho Mello sancionou nesta quarta-feira, 21, a lei que proíbe a reconstituição e comercialização de leite em pó importado como leite fluido em Santa Catarina. A medida reforça as políticas públicas do Governo do Estado para fortalecimento da cadeia produtiva leiteira. O projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Oscar Gutz, com proposta apensada do deputado Altair Silva. A nova legislação impede que o leite em pó estrangeiro seja reconstituído para venda como leite líquido em Santa Catarina.

Leia também: O Agente Secreto é indicado a quatro Oscar

SC lidera ranking de atividade econômica

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 4,9% entre janeiro e novembro de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira, 21. O desempenho positivo reflete o aquecimento da economia catarinense, que avançou mais do que o dobro da média nacional no período. O percentual, calculado pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR), é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O crescimento de 4,9% coloca Santa Catarina como o estado que mais cresce no país. Na sequência está Goiás, com elevação de 4,7%, e a terceira colocação é do Pará, com alta de 4,4%. O Espírito Santo somou 4,3% e o Rio de Janeiro 3,4%.

O fim dos “orelhões” já tem data

O Governo Federal anunciou que os últimos 30 mil telefones públicos, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028. Lançados em 1972 em todo o Brasil, os orelhões têm design assinado pela arquiteta Chu Ming Silveira, chinesa radicada no país. A rede, que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço. Os mais antigos vão lembras das longas filas para se nos orelhões e as duas únicas opções: ou você ia colocando as fichinhas ou optava por ligar a cobrar que, muitas vezes, não era aceita do outro lado da linha

SCGás investe na ampliação da rede

A SCGÁS realizou, na segunda-feira (19), uma reunião na Prefeitura de São José para apresentar o projeto de expansão da rede de distribuição de gás natural no município. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Michel Schlemper, do secretário de Infraestrutura Nardi Francisco de Souza Arruda e do diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller, além de representantes técnicos da Companhia. Durante a reunião, foram apresentados os detalhes do projeto denominado Sistema São José, que prevê a ampliação da rede de gás natural no município a partir de março com investimento estimado em R$ 5 milhões. O objetivo é que sejam implantados aproximadamente 15 quilômetros de rede.