Pimenta: Luto na cultura

Por Kassiani Borges

Edição da semana 18/12/2025

Morreu na madrugada desta quarta-feira (17) o professor, escritor e jornalista Gervásio Tessaleno Luz, aos 83 anos, em Blumenau. Referência no ensino e na literatura do Vale do Itajaí, ele enfrentava o mal de Alzheimer. Gervásio foi colunista do Jornal Metas a partir de 2009, com a coluna Prosa e Verso, publicada uma vez por semana, e deixou de escrever em 2020 devido ao estado de saúde. Natural de Rio do Sul, lecionou em colégios de Blumenau e na FURB, e publicou obras como Máximas do Barão de Itapuí e Rio que passa em nossas vidas. Gervásio foi um grande colaborador e apaixonado pela escrita. O velório e sepultamento aconteceram em Itajaí. Uma grande perda para o Vale do Itajaí.

Primeira derrota

O prefeito Paulo Koerich (PL) sofreu sua primeira grande derrota na Câmara de Vereadores de Gaspar nesta semana, após quase um ano no comando da Prefeitura de Gaspar. A proposta de alteração na taxa de lixo foi rejeitada pelos parlamentares, com oito votos a favor e cinco contra. A derrota reforça a necessidade de o governo municipal reavaliar suas prioridades e estratégias para 2026. Afinal,2028 é logo aí.

Fim das cotas

A aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do projeto que extingue as cotas raciais nas universidades estaduais gerou ampla repercussão nas redes sociais. Em manifestação, a vereadora Mara da Saúde (PP), primeira vereadora negra de Gaspar, repudiou a decisão. Segundo ela, o fim das cotas representa um retrocesso nas políticas de inclusão “Acabar com esse direito é apagar histórias. Santa Catarina precisa avançar, não andar para trás. Sigo firme na defesa de uma educação mais inclusiva, mais humana e verdadeiramente democrática”, afirmou a parlamentar.

Ciro eleito

O vereador Ciro André Quintino (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar para o ano legislativo de 2026, em sessão realizada na quinta-feira, dia 11. Ciro se tornou o primeiro vereador da cidade a presidir o Poder Legislativo por cinco vezes. A mesa diretora terá ainda José Melato (vice) e as secretárias Sandra Hostins e Eli Antunes