Pimenta: Gaspar fortalece projetos sociais em Brasília

Por Kassiani Borges

Edição da semana 13/11/2025

Gaspar busca recursos em brasília

As vereadoras Alyne Serafim (PL), Eli Antunes (PL) e Mara Lúcia Xavier (PP), que compõem a Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Gaspar, estiveram em Brasília nesta semana para ajustar detalhes sobre recursos e parcerias para fortalecer projetos sociais e de inclusão no município. A comitiva contou também com a participação da diretora-geral farmacêutica Jeanne Santana, que acompanhou as agendas para apresentar e captar recursos para o Projeto de Unidade Atípica de Saúde. Popularmente conhecida como Farmácia Viva, a unidade deve ser construída no antigo terreno da Furb, juntamente com o complexo ambiental e de lazer. No mesmo sentido, buscaram recursos para a construção da sede própria do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e implantação do CAPS II.

Ministério da Mulher

No Ministério da Mulher, as vereadoras se habilitaram a receber um veículo para a Procuradoria Especial da Mulher, destinado ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Durante a visita à capital federal, as vereadoras estiveram nos gabinetes dos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) e da deputada federal Júlia Zanatta (PL), apresentando demandas e reforçando a importância de novos investimentos para Gaspar.

Embaralhou a política

O governador Jorginho Mello embaralhou as cartas da política no Estado ao acenar com a possibilidade de “importar” mais um membro do clã Bolsonaro para Santa Catarina. Carlos Bolsonaro, atual vereador pelo Rio de Janeiro, prepara transferência de domicilio eleitoral para o nosso estado a fim de disputar a eleição ao senado, já que no Rio de Janeiro, seu irmão, Flávio Bolsonaro deve concorrer à reeleição. Acontece que nem todos os catarinenses aprovam a ideia. A FIESC, maior representante do empresariado do estado, já disse que SC não precisa “importar” candidatos. Além disso, Carolina De Toni, deputada federal mais votada nas eleições de 2021, com quase 230 mil votos, pretende ser a candidata do PL de SC ao senado. Outro que vai tentar a reeleição ao Senado – são duas vagas – é o ex-governador Espiridião Amin, do PP, partido que Jorginho conta como aliado no seu projeto de se reeleger governador. Em pesquisa pré-eleitoral da Neokamp, divulgada no final de outubro, o vereador carioca aparece com 22,2% das intenções de voto contra 19,9% da deputada. Amin tem 14,5%, abaixo até mesmo do petista Décio Lima, que aparece com 17%.

Leia também: Procon Gaspar orienta consumidores sobre compras seguras na Black Friday

Rota 22 faz última parada em blumenau

O ciclo de encontros, batizado de Rota 22, do Partido Liberal (PL) catarinense, fez a sua última parada em Blumenau (foto), Segundo a organização, o evento, na noite de sexta-feira (7), reuniu mais de 1,5 mil pessoas, entre prefeitos, vereadores, lideranças e representantes de todas as regiões do estado, marcando a conclusão de uma jornada de 18 oficinas em 21 regionais do partido em SC. Presente ao encontro, o governador Jorginho Mello agradeceu às lideranças municipais pelo engajamento e destacou a importância dos representantes locais no fortalecimento do partido. “Os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças locais são a alma do PL”. Idealizador do Rota 22, o senador e idealizador Rogério Marinho (PL-RJ), ressaltou o papel do projeto em renovar o diálogo político. “O PL está percorrendo o Brasil para mostrar que um partido político não pode ser um amontoado de papéis em uma gaveta que é aberta apenas em época de eleições”.