Entre celebrações e questionamentos: Gaspar vive semana de homenagens, conquistas e debates
AMPE CELEBRA 40 ANOS
A AMPE -Associação das Micro e Pequenas empresas de Gaspar e Ilhota irá festejar os 40 Anos da entidade, no dia 02 de outubro, às 19h, no Restaurante Questão de Gosto, com uma solenidade especial seguida de jantar, uma noite marcada por homenagens, conexões e a celebração de quem faz parte dessa trajetória. O presidente Diogo Tomaz, convida todos do seguimento para prestigiar este evento que vai trazer como palestrante, Neto Mafra - CEO do Grupo Bóca Mafra - Bóca Mafra Premium, Bóca Mafra Automóveis, Miami Automóveis, Consórcio Bóca Mafra e Ceramic Pro Estúdio, com o tema: “Nada menos que extraordinário: Os bastidores de uma marca de Sucesso”. O palestrante é referência Nacional e internacional em vendas de veículos premium, reconhecido por sua trajetória de sucesso no setor automotivo. Atualmente, expandiu sua atuação para o mercado de jatos e embarcações de alto padrão, consolidando-se como um dos grandes nomes. O convite é por adesão e somente com vendas antecipadas.
AMPE CELEBRA 40 ANOS - 2
Ao celebrar as quatro décadas de história, certamente seus associados orgulha-se de conquistas e protagonismo em favor dos micro e pequenos empresário, Ao longo de sua trajetória, sempre vimos a entidade presente nos debates, atuante junto ao poder público, com presença e participação de momentos decisivos como nas discussões sobre a duplicação da BR-470, gestão do hospital, criação do Observatório Social, a implantação do Simples Nacional, política tributária que nasceu a partir do movimento associativista regional entre tantas outras ações. Idealizou e promoveu eventos como a Expo Empreender, com o propósito de projetar Gaspar no cenário do empreendedorismo catarinense, no fortalecendo a capacitação, a geração de negócios e o ambiente empresarial local. O presidente Diogo, ressalta que os últimos anos exigiram dedicação e inovação, especialmente durante o período da pandemia, quando a entidade precisou se reinventar. Destaca a criação dos núcleos setoriais, que hoje reúnem empresários de diferentes áreas, consolidou-se como espaço de troca de experiências e fortalecimento coletivo.
TÍTULOS DE CIDADÃOS - EMÉRITO E HONORÁRIO
Na noite de quinta-feira, dia 4, a Câmara de Vereadores de Gaspar realizou uma Sessão Solene em alusão à Independência do Brasil, para homenagear personalidades que marcaram a história do município, por meio de atuação política, social, educacional, cultural e comunitária, com a entrega de três títulos de Cidadão Emérito e quatro de Cidadão Honorário. A proposição foi dos vereadores Ciro André Quintino (MDB), Elisete Amorim Antunes (PL), José Hilário Melato (PP), Roni Jean Muller (MDB), Mara Lúcia Xavier da Costa dos Santos (PP), Sandra Mara Hostins (PL) e Thímoti Thiago Deschamps (União). Os Homenageados foram; Cidadão Emérito - Salésio da Conceição, a Vereadora Sandra Hostins e Vânia Cristina de Pinho. Cidadão Honorário - Carlos Chiodini, deputado federal e atual secretário de Estado da Agricultura de Santa Catarina, Esperidião Amin Helou Filho, Senador e um dos nomes mais tradicionais da política catarinense, José Lino Junckes, o eleitor mais idoso em atividade no município (na oportunidade representado pela filha), e o deputado Estadual, José Milton Scheffer.
QUESTIONAMENTOS
Após o anuncio dos 20 milhões do Governo do Estado para a aquisição do Hospital de Gaspar, e a entrega da gestão para o Hospital Santo Antônio, realizado na segunda-feira passada, dia 01/09, com a presença do governador Jorginho Mello (que ao meu ver é uma notícia muito boa para a comunidade gasparense), surgem questionamentos. O Vereador Dionísio Bertoldi (PT), encaminhou ao executivo municipal, um Requerimento Nº 155/2025, solicitando a transparência do procedimento, informações sobre a compra/desapropriação da Casa de Saúde, em face do pronunciamento da vereadora Alyne Serafim, (PL), líder do governo na Câmara, de que os recursos não seriam usados para comprar o hospital, mas para pagar dívidas, que somariam R$ 27 milhões de reais. “Por isso, fiz esse requerimento: para a comunidade entender o destino desses recursos”, explica Dionísio. O vereador questiona o total da dívida e o valor do repasse mensal, quem será indenizado pela desapropriação do hospital, sobre as prestações de contas, quem a Prefeitura considera ser o proprietário do hospital, execuções fiscais da Prefeitura contra o hospital, quais bens do hospital foram comprados com recursos públicos, em quanto está avaliado o patrimônio do hospital e como funcionará a cooperação assinada entre a Prefeitura e o Hospital Santo Antônio.
ESCLARECIMENTOS
Diante dos questionamentos levantados na Casa Legislativa, acerca do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o presidente da Câmara, Alex Burnier (PL), enviou ofício ao executivo solicitando uma reunião nesta quinta-feira, 11, para esclarecer, o processo que envolve o hospital, que recentemente teve o aporte do Governo Estadual anunciado. Estarão presentes na reunião, que ocorrerá às 16h, na Sala de Reunião da Câmara de Gaspar, todos os vereadores, e representando o executivo municipal, o chefe de Gabinete, Pedro Inácio Bornhausen e o procurador-geral do município, Júlio Augusto Souza Filho. A iniciativa também vai ao encontro do Requerimento 155/2025, de autoria do vereador Dionísio Bertoldi (PT), solicitante das informações sobre o patrimônio, dívidas, repasses e compra/desapropriação do hospital. Vale ressaltar, que, recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou um empréstimo de até R$ 40 milhões, por meio do Projeto de Lei 59/2025, que entre outros investimentos, será utilizado para solucionar problemas do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.