Festa Santa Bárbara em nova data, reunião itinerante, plano diretor e AMPE

Por José Roberto Deschamps

Edição Pimenta 24/07/25

Festa de Santa Bárbara em nova data

A tradicional Festa da Padroeira Santa Bárbara, localidade de Águas Negras, no bairro Figueira, em Gaspar, celebrada anteriormente no primeiro final de semana de dezembro, já tem nova data. Neste ano, a missa e os festejos em honra a padroeira ocorrerão no domingo, dia 9 de novembro. Cabe explicar que a decisão se deu pensando em melhorar a programação das festividades das três comunidades que pertencem à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição do Bela Vista: Imaculada Conceição, Santa Bárbara e São Francisco de Assis, já que as festas das padroeiras Santa Bárbara e Imaculada aconteciam em dois finais de semana seguidos. A nova data, com intervalo de 30 dias, ajudará também nos preparativos que dependem do trabalho dos voluntários das comunidades. O Pároco, Pe. Idonizete Kruger e a Coordenação da Comunidade agradecem a compreensão de todos e aproveitam para fazer o convite, para que você e sua família estejam presentes neste ato de amor e fé.

ACIG: Reunião Itinerante

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) está com mais uma oportunidade de conexão, aprendizado e networking aos seus associados. A Reunião Itinerante será realizada na Fundição Santa Terezinha, uma empresa referência na nossa região. A ideia é conhecer de perto os processos, trocar experiências e fortalecer os laços entre os empresários locais, além de impulsionar o associativismo em nossa cidade. O evento acontece no próximo dia 30 de julho, com café da manhã e visita técnica exclusiva.

Plano Diretor

A revisão e atualização do Plano Diretor de Gaspar estão tão enrolados que o vereador Carlos Bornhausen (MDB), com o apoio de todos os parlamentares da Casa, teve aprovado um pedido de criação de uma Comissão Temporária Especial para Subsídios à Revisão do Plano Diretor. Será que desta vez anda?

Pegou mal

A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, promoveu na tarde de quinta-feira, dia 17, uma reunião para apurar informações que foram trazidas pelo Ofício nº 028/2025, enviado à Câmara Municipal de Gaspar pela Associação de Micro e Pequenas Empresas (Ampe) de Gaspar e Ilhota sobre o fluxo dos processos de liberação de alvarás de construção que estariam ocorrendo com excessiva morosidade na Prefeitura. Acontece que nenhuma das partes interessadas apareceu. A Prefeitura declinou do convite desde o início porque a reunião seria aberta. A AMPE também pegou carona e formalizou desistência em ofício à presidência da Casa. O motivo foram algumas palavras do presidente da Comissão, vereador José Melato (PP), que avisou na tribuna, dois dias antes, as novas regras da reunião: não seria mais a portas fechadas, mas sim no plenário, gravada e acompanhada pela assessorias jurídica e de comunicação da Casa de Leis, além de determinar quem eram as pessoas com permissão para se manifestar durante a reunião e acrescentou: “Eu já sei onde isso irá parar”. Após a reunião, Melato lamentou a ausência da AMPE. “A entidade alegou outros compromissos e que a reunião não poderia ser feita desta forma. Na realidade, a comissão fez a reunião, que culminou com alguns apontamentos. Tivemos a participação dos membros da comissão e também de outros vereadores. Agora vamos verificar qual o procedimento jurídico a ser adotado”.