Geólogos iniciam mapeamento de áreas de risco em Blumenau para elaboração do PMRR
Município é uma das dez cidades do país contempladas pelo plano nacional que busca reduzir riscos de desastres naturais
Blumenau começou nesta sexta-feira (12) a receber o trabalho de campo dos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A primeira vistoria foi realizada no Distrito da Vila Itoupava, acompanhada pela equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
O plano tem como objetivo identificar áreas suscetíveis a desastres naturais, como deslizamentos e alagamentos, propor medidas de prevenção e orientar a aplicação de recursos em obras que garantam maior segurança à população.
De acordo com o geólogo e pesquisador Anselmo Pedrazzi, as condições geográficas de Blumenau aumentam a vulnerabilidade da cidade. “O município, como um todo, apresenta um cenário bastante acidentado, com encostas, morros e vales estreitos. Isso nos leva a prever uma grande quantidade de movimentos de terra, quedas de barreiras e também alagamentos”, explicou.
Atualmente, Blumenau conta com a Carta Geotécnica, documento que já aponta 271 áreas de alto risco. Para o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, o PMRR aprofundará essas informações e contribuirá diretamente para a gestão pública. “O plano vai nos ajudar na tomada de decisões e, principalmente, na aplicação de recursos, seja em obras de reconstrução ou em medidas preventivas”, destacou.
A iniciativa faz parte da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), que prevê a elaboração de planos municipais de redução de riscos. Além de Blumenau, outras nove cidades foram contempladas: Rio do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Paulista (PE), Teresina (PI), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).
As vistorias dos geólogos em outras regiões do município terão continuidade ao longo da próxima semana.