Em meados do século 18, Benjamim Franklin escreveu " Quando o poço seca, sabemos dar valor á água".

Hoje no século 21, muitos de nós não nos preocupamos com isso porque temos a sorte de viver em lugares onde a água potável é abundante,

Mas este não é o caso para milhões de outras pessoas ao redor do mundo.

As Nações Unidas estimam que cerca de dois bilhões de pessoas, cerca de cada um em quatro do planeta, não tem água potável.

Pouco menos da metade da população mundial vive sem banheiro e acesso ao sistemas de saneamento e, quase um terço carece de pias para lavar as mãos com água e sabão.

Não é surpreendente que em plena era da informação instantânea e turismo espacial ainda não tenhamos conseguido garantir as necessidades de água, higiene e saneamento a tantos.

O Rotary está fazendo algo a respeito. Os projetos água, higiene e saneamento ou Projetos WASCH, estão entre os mais financiados dentro desta área de enfoque,

Desde 2014, os Rotary Club´s já realizaram mais de 2.100 Projetos de Subsídios Globais, relacionados à WASCH, tendo utilizado cerca US$ 154 milhões da Fundação Rotária impactando milhões de pessoas.

Além disso a aliança do Rotary com a Aliança dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - USAID, para assuntos relacionados à água, higiene e saneamento, já dura há mais de uma década e é a maior paceria depois da Polio Plus.

O Rotary e a USAID, se comprometeram a destinar US$ 18 milhões em financiamentos para esforços estratégicos de grande escala relacionados a WASCH em países como Gana e Unganda.

O tema do Dia Mundial da Agua, em 22 de março é : "Águas Subterrâneas, tornando invisível, visível" .

Este é o momento oportuno para os Clubes, aprenderem mais sobre as questões do WASCH, e agirem coletivamente a fim de criar e manter a motivação para expandir o acesso global aos serviços de água, higiene e saneamento.

Os associados do Rotary podem chamar a atenção para os desafios que nos impactam localmente, compartilhando histórias, experiências e necessidades do WASCH daqueles a quem servimos globalmente .

Podemos nos orgulhar do trabalho que os Rotary Club´s e a Fundação Rotária continuam fazendo para oportunizar água limpa e sistemas de saneamento e higiene para para as comunidades, mas não vamos parar por aí.

Este mês vamos cuidar de nossos vizinhos cujos poços estão secando ou não tem banheiro ou sabão.

O Rotary tem os recursos, parcerias e a paixão para melhorar o acesso á agua, higiene e sanamento para milhões de necessitados em todo o mundo e mais importante temos as pessoas para fazer o trabalho.

Mensagem de John F Germ, Chair da Fundação Rotaria, publicado na Revista Brasil Rotário/março/2022.

INTER

VENHA COMPARTILHAR O NOSSO TRABALHO

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau´ls Hotel ou na Sede do Clube, no Arraial dos Claudinos