| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Usando nossos conhecimentos e habilidades para fazer o bem no mundo


Um dos princípios fundadores de nossa instituição é o de usarmos nossas vocações, seja como médicos, engenheiros, seja como representante de outras profissões - para fazer o bem no mundo.

Na luta para vencermos a pandemia e nos recuperarmos de seus efeitos este conceito pode ser vital e pode ser colocado em práica por meio de treinamentos destinados àqueles que perderam seus empregos.

Pensando nisso o Rotary E-Club-Club Tamar Hong Kong organizou seminários para jovens com o objetivo de prepará-los para as mudanças no mercado de trabalho.

Esse treinamento deveria acontecer em grande escala. Afinal as Nações Unidas estimam que mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo, serão afetadas pelo desemprego em 2022.

É provável que mulheres e jovens sejam afetados em niveis desproporcionais.

Por isso em 2021/2022, dou ênfase a projetos voltados ao empoderamento de meninas - e fiquei encantado ao ver alguns deles na prática.

O acesso à edudação e um emprego digno podem ser bloqueados pela falta de infraestrutra hídrica e saneamento.

Um projeto em Pune, na India, fornece absorventes acessíveis e reutlizáveis à meninas e mulheres. Além de gerar emprego com a produção e distribuição destes produtos.

A inciativa reduzirá a poluição em todo o país, pelo descarte anual de 12,3 bilhões de absorventes, muitos dos quais acabam em aterros sanitáros.

Em outros casos, os associados usaram os serviços profissionais para promover o empoderamento de mulheres.

O Rotary Club de Poona, também na India, realizou oficinas para ensinar artes marciais ás mulheres,

Assim elas podem recorrer á técnicas de defesa pessoal, em caso de ameaças de abuso ao tráfico humano.

Eu também tive a oportunidade de fazer o bem ao Rotary, pela minha profissão.

O tsumani ocorrido no Oceano Indico em 2004, desvastou as Ilhas Andaman e Nicobar, que fazem parte do meu Distrito.

Milhares de casas foram destruidas e muitas áreas ficaram sem eletricidade e água corrente.

Na minha visita à Ilha de Litle Andaman, o construtor que existia em mim, imediatamente quiz proporcionar moradia aos sem teto. Decidimos , então construir 500 casas na localidade.

Na útima de minhas sete viagem à Ilha, vi algo brilhando la embaixo quando o Helicoptero estava prestes a pousar.

Percebi que o que eu estava vendo era o telhado das novas casas, fiquei muito feliz com aquilo, mas logo um pensameto tomou conta de mim.

Como construtor já havia feito muitos edificios bonitos, aquelas 500 casas eram as moradias mais comuns que havia construido.

E estavam num lugar que provavelmente nunca mais eu visitaria e, haviam sido feitas para pessoas que eu nunca mais as encontraria novamente. .

 No entanto, a satisafação que eu tive ao entregar aquelas casas, foi a maior proporcionada por qualquer outra coisa que eu havia construído anteriormente.

Isto aconteceu, provavelmente porque era a primeira vez que eu estava usando a minha profissão com o objetivo de Servir pra Transformar vidas.

Voces, provavelmente já tiveram a oportunidade de usar suas profissões ao Servir pra Transformar Vidas, Eu adoraria conhecer essas histórias dos Serviços Profissionais.

Quero encerrar, parabenizando todos os Clubes que se ennvolveram com a iniciativa Cada Um Traz Um, que incentiva toda a pessoa a trazer mais um para o Rotary,

Com o aumento do Quadro Associativo, damos a individios de todos os segmentos da sociedade a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, e habilidades em serviços transformadores.

Autor: Shekhar Mehta, Presidente do Rotary Internacional, publicada na Revista Rotary Brasil, janeiro/2022.

VENHA COMPARTILHAR O NOSSO TRABALHO

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas na Sede no Arraial dos Claudinos ou no Raul´s Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br