| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Rotary abre caminho para a alfabetizaçao universal na india


Muito antes de se tornar Presidente do Rotary International, Shekhar Mehta já era conhecido por seus objetivos ambiciosos.

Sua reputação de resolver problemas difíceis é a razão pela qual, em 2014, o ex-presidente do RI Kalyan Banerjee pediu-lhe que liderasse uma iniciativa para tornar a Índia totalmente alfabetizada.

"Fazer com que a alfabetização ocorra em todo o país não é fácil", diz Mehta, que define plena alfabetização quando há um índice geral de 95% ou mais entre aqueles a partir dos 7 anos de idade.

O governo da Índia estima a taxa atual de alfabetização deste segmento populacional em 78%, mas acreditamos no pensamento de Gandhi de que, 'se você definir o objetivo, os meios para alcançá-lo virão em seguida'."

Contador e empresário do setor imobiliário, Mehta não quis abraçar o empreendimento sem conhecimento de causa. "Eu não sabia nada do setor educacional", revelou.

Ele então passou cerca de nove meses aprendendo com especialistas antes de fundar a Missão de Alfabetização do Rotary Índia (RILM), uma organização sem fins lucrativos que visa fortalecer e padronizar as iniciativas de alfabetização dos Rotary Clubs no país.

Para este fim, a RILM criou um programa por meio do qual oferece apoio e orientação para que os clubes da Índia façam projetos nesta área. Os projetos são feitos dentro do conceito da sigla em inglês TEACH, que significa apoio ao professor, aprendizado à distância, alfabetização de adultos, desenvolvimento infantil e escolas felizes, o que envolve melhoria da infraestrutura.

Toda escola deveria ser um lugar no qual as crianças gostassem de estar e sentissem prazer em aprender, informa Kamal Sanghvi, que foi diretor do RI de 2019 a 2021 e preside a RILM, agora que Mehta é presidente do RI.

Os rotarianos sabem que o progresso de uma nação depende de um alto nível de alfabetização entre seus habitantes.

As ações combinadas de centenas de Rotary Clubs e organizações parceiras têm trazido resultados em larga escala. Até o momento, estima-se que 7 milhões de crianças estão se beneficiando apenas do componente de treinamento de professores do RILM, e o alcance geral do programa é enorme.

Treinamento, padronização e desenvolvimento de parcerias - estas são as três coisas que fazem o programa funcionar", afirma Mehta.

Autora : Vanessa Glavinskas, Revista Rotary Brasil, setembro/2021

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau ls Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br