| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Paz positiva e paz sustentável*

Pacificar ajuda a acabar com as balas. Manter a paz tem a ver com negociações. Consolidar a paz, por sua vez, refere-se a um ambiente de segurança e condições de bem-estar através do acesso a coisas como assistência médica, educação e água.  

O que é paz positiva?

Johan Galtung, sociólogo norueguês considerado o "pai dos estudos da paz", em sua premissa original de paz positiva, promoveu a ideia de que somos treinados a pensar na paz como a redução ou diminuição da violência - a remoção do mal. Mas, para chegarmos à paz sustentável, precisamos promover o bem, criando condições de bem-estar para todos. Os pilares da paz positiva do IEP são uma estrutura de oito elementos que, conforme indicado por pesquisas, funcionam em conjunto para criar sociedades mais pacíficas.

Oito pilares da paz positiva:

- Governo com boa administração

- Sólido ambiente de negócios

- Aceitação dos direitos das outras pessoas

- Boas relações com os países vizinhos

- Livre fluxo de informação

- Níveis elevados de capital humano

- Baixos níveis de corrupção

- Distribuição equitativa de recursos

O que é um ativador da paz positiva?

Os ativadores são encarregados de dar às pessoas uma compreensão da paz positiva e dos oito pilares do IEP, e de ensiná-las a colocar esses conceitos em prática. Fazemos isso através de apresentações em Rotary Clubs e conferências, integrando a estrutura de paz positiva a outros trabalhos de consolidação da paz.

Por que se tornar uma ativador da paz positiva?

O Rotary tem um histórico de construção da paz que remonta a 1914, tornando-se referência em educação nessa área com o programa para Bolsistas Rotary pela Paz, que tem mais de 1.300 membros em sua rede de ex-participantes. Há uma grande oportunidade para os rotarianos se conectarem com as comunidades, abordarem a consolidação da paz e empregarem a mesma estrutura, linguagem e modo de pensar sobre esse conceito.

Como os rotarianos podem se envolver?

Se estiver trabalhando com educação e alfabetização, ou água e saneamento, como você pode enxergar essas áreas pelo prisma dos oito pilares? É transformador ver os projetos dessa maneira. É assim que você deixa de fazer apenas bons projetos e passa a ser um ativador da paz positiva. Nos últimos meses, todas as comunidades do mundo foram afetadas pela pandemia de covid-19. Isso tem gerado um tremendo estresse. Agora, nos Estados Unidos, também estamos lidando com o impacto da discórdia sobre questões de equidade racial. Uma das premissas dos oito pilares da paz positiva é que eles criam uma comunidade mais forte e resistente, apta a enfrentar crises quando elas acontecem.

*Fonte: Edição de setembro de 2020 da revista Rotary.

Venha compartilhar conosco o nosso trabalho!

-> Reuniões às terças-feiras, 20h, no Hotel Raul`s.

vwww.rotarygaspar.org.br