| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

MULHERES: ESSENCIAIS NA VIDA DO ROTARY


  Apesar de em 84 anos, o Rotary só ter admitido homens nos seus quadros, a verdade é que nunca prescindiu da participação das esposas de rotários desde sua fundação, pois Jean Thompson, esposa de Paul Harris, nos primeiros passos do Rotary já permanecia ao lado do marido, quer seja como conselheira ou mesmo como autora de muitas atividades rotárias.

 Em 1914, Am Brunir e Am Gundaker, também esposas de rotários, ao participarem na Convenção Internacional em Houston, Texas, surpreenderam tanto os rotários presentes que, a partir dai, carinhosamente cunharam a expressão "Rotary Ann", forma afetuosa de homenagem aquela participação feminina.

 Em 1919 Awilda Arney, esposa do Presidente do RC Chicago fundou e presidiu a organização "Mulheres em Rotary", nome, entretanto vetado pela Convenção de 1921.

 Em 1978 o Rotary Club de Duarte, na Califórnia, ao convidar tres senhoras, Mary Lou Elliot, Donna Bogaert e Rosemary Freitag para ingressarem no seu quadro associativo, no ano seguinte viu revogada a sua Carta Constitucional.

 Inconformado o clube interpôs uma ação contra Rotary International, acusando-o de violação das leis estaduais que impediam essa discriminação em estabelecimentos comerciais ou associações públicas.

 Após o processo tramitar por todas as instâncias da Justiça, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos ratificou a decisão do tribunal californiano, com o fundamento de que, havendo nos Rotary Clubs um propósito de negócio, com estatutos similares às associações públicas, não podiam impedir o acesso das mulheres nos seus quadros.

 Acatando a incorporação da mulher em Rotary, um dos clubes do distrito de Seattle, convidou 15 senhoras para integrarem os seus quadros.

 Em 1987 o Rotary Club de Duarte recebeu novamente sua Carta Constitucional e, desta vez, com Sylvia Whytlock tornando-se a primeira presidente de um clube Rotary e, portanto, a participar de um Seminário de PETs.

 Em 1988 Karilyn Van Soest, a segunda mulher na mesma função num clube em Seattle e Sylvia Whythock foram as primeiras senhoras a assistirem a uma Convenção Internacional como rotárias.

 Só em 1989, entretanto, o Conselho de Legislação alterou os Estatutos de RI eliminando a expressão que limitava apenas aos homens o acesso ao Rotary.

 A resposta a esta decisão foi avassaladora pois o Rotary Internacional conta hoje com mais de 200.000 mulheres associadas.

 Para consolidar a efetiva participação feminina, teremos na Gestão do Rotary Internacional 2022/23, a Presidência da companheira JENNIFER JONES, do Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá, como a primeira mulher a assumir os destinos de nossa entidade.

 Nesta semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher, queremos registrar nosso abraço carinhoso e agradecimentos às nossas companheiras do Rotary Club de Gaspar e Interact Club de Gaspar, pela efetiva contribuição que prestam á causa rotária.

    Extraído de publicação do Rotary Club Torres Vedras/RS.

    VENHA COMPARTILHAR O NOSSO TRABALHO

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau´ls Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br