| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Momento certo para Pensar na profissão


Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, jovens precisam se adiantar para fazer a escolha de uma carreira e apressar uma escolha para a vida inteira.

Ainda assim é fundamental se preparar com antecedência para evitar o planejamento tardio. e consequentemente desgastes por conta da escolha.

Devido às mudanças rápidas que estamos acompanhando, a demanda por profissionais altamente qualificados tem ficado maior e, é neste momento que o planejamento da carreira deve ser adotado pensando em resultados.

O planejamento da carreira não trata somente da profissão escolhida e do mercado em que está inserido.

É preciso fazê-o dentro de um timing ideal, evitando o cedo demais quando não há experiência ou o tarde demais quando as empresas preferem optar por profissionais mais jovens.

Com isso em mente uma boa opção é ter a ajuda de um mentor proissional ou um profissional da área que pode auxiliar com boas ideias durante a elaboração.

Dentro do processo de desenvolvimento pessoal e na busca pela carreira também há muitos agentes que são reponsáveis, além do individo que vai escolher a profissão.

Entre eles estão a familia e a escola, que são encarregadas de auxiliar o jovem em suas escolhas.

Em primeiro lugar a familia tem o papel de incentivar e oferecer o suporte necessário para que o jovem possa alcançar o objetivo almejado neste planejamento.

Também é importante evitar comentários que possam prejudicar a desenvoltura, pois normalmente não há conhecimento técnico ou mercadológico.

Por outro lado a Escola tem uma função que vai além de formar o estudante, mas sim um cidadão e também um profissional.

Nesse quesito ela pode oferecer ajuda de várias formas, como parcerias com instituições e universidades capazes de apresentar um universo de possibilidades para esses alunos e aguçar o interesse deles em alguma área específica.

Algo que também de ser levado em consideração atualmente é como a tecnolgia pode ser um ponto de virada e qual será o papel dela nestes planos, visto que hoje por conta do desenvolvimento tecnológico, existem profisionais que não existiam anos atrás.

É possível perceber as mudanças ocorrendo rapidamente, e com isso os trabalhos também. Por isso é bom ter em mente que a atualização e a migração de carreira podem ser oportunidades.

Inicialmente é preciso vencer a imaturidade, natural da idade e, num mundo de oportunidades, escolher a profissão que vai mais fazer este jovem feliz, algo que seja realmente motivador e não motivado por questões financeiras ou momentâneas.

Quem planeja tem mais mais chances, e quem não faz pode estar despreparado, e sem as competências e a consciência, itens necessários para estar envolvido em bons negócios.

Autor : Éber Feltrim, Especialista em Gestão de Negócios´para a Área da Saúde, publicada na Revista Rotary Brasil, agosto/2021.

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau ls Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br