| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO


 No dia 28 de agosto de 1985, a lei nº 7.352 foi sancionada no Brasil, instituindo o Dia Nacional do Voluntariado. A data é comemorada anualmente desde então, e registra a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade.

 "Eu acho que o Dia Nacional do Voluntariado tem um significado mais amplo, porque fala da causa, fala de projetos e de programas a partir do momento que fala do voluntariado", diz Silvia Naccache, palestrante, consultora nas áreas de voluntariado, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e Terceiro Setor, e colunista do Observatório do Terceiro Setor.

 Silvia ressalta que as organizações devem aproveitar datas como essa para celebrar, reconhecer e fortalecer o trabalho das equipes.

 Uma organização da sociedade civil que tem um programa de voluntariado tem esse compromisso de cuidar deles, de criar oportunidades, de observar metas, de celebrar os resultados alcançados, de formá-los e treiná-los para que eles atuem da melhor forma possível".

 As empresas estão incentivando seus colaboradores e facilitando para que eles pratiquem o voluntariado, que é a prática do voluntariado corporativo ou voluntariado empresarial.

 O reconhecimento do voluntário nos ambientes educativos e universitários também está crescendo.

 Cada cada vez mais, a prática tem sido vista como uma formação, ou seja, o voluntariado forma crianças, adolescentes e jovens à vida cidadã e solidária.

 A pandemia trouxe vários desafios à prática do voluntariado, sendo o principal deles o afastamento ou adaptação das atividades e ações presenciais.

 Por outro lado, todo mundo se reinventou, se reestruturou e trouxe a tecnologia como facilitador para que isso acontecesse.

 Essa, porém, não é a primeira vez que o voluntariado passa por adaptações e formatos diferentes, a prática é constantemente adequada às realidades das pessoas que querem fazer o bem.

 Dentre outras Organizações similares, o Rotary Internacional se destaca por estar presente em 218 países e regiões e conta com aproximadamente um milhão e duzentos mil associados e, no Brasil estamos próximos de cinquenta e dois mil rotarianos que praticam o voluntariado no quotidiano de seus Clubes.

 Segundo Gercy Joaquim Camêlo, ex- Governadora do Distrito 4530, 2012/2013, " meu compromisso com o Rotary vai muito além do comparecimento às reuniões do clube, do uso do distintivo, da construção de um bom relacionamento, do privilégio de pertencer a uma organização séria e do privilégio de me identificar como rotariano".

 Continua Gercy, como Rotariano tenho a certeza de que mais se beneficia quem melhor serve. Não tenho dúvida que o brilho do Rotary depende, única e exclusivamente, do comportamento, do comprometimento e da atitude de cada rotariano e rotariana. Os rotarianos são os cristais que dão brilho ao Rotary.

 Finalmente, espero poder transmitir aos outros, rotarianos ou não, pelo o meu exemplo e obras, a importância de ser um mensageiro da paz, numa sociedade desigual, injusta e violenta.

 Creio que tudo posso, quando sonho e me disponha a lutar pela concretização deste sonho.

Fonte: Revista Rotary Brasil, agosto,2021

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau ls Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br