| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Dia nacional do progresso


Ao longo dos anos, o Brasil tem sido palco de grandes transformações políticas e sociais, se tornando um país reconhecido pelo mundo inteiro.

Por isso, vale lembrar que no dia 27 de junho é comemorado oficialmente o Dia Nacional do Progresso, termo que tem sua origem no latim, sendo a junção de "pro", que significa "para frente", e "gresso", que significa "passo, movimento".

A expressão é a forma abreviada da frase do positivista francês Augusto Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim".

Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

Desde sua criação, "Ordem e Progresso" é o lema nacional da Bandeira do Brasil, idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e pintada pela primeira vez pelo artista Décio Villares.

A frase é também o título de um livro escrito por Gilberto Freyre, publicado em 1957 em que o autor fala sobre a transição da Monarquia à República no Brasil.

ORDEM E PROGRESSO

Freyre aponta, sobre tal transição, elementos sociológicos do antigo regime que ainda permaneceram mesmo após a mudança.

Além disso, para o autor, as transformações da época não haviam sido tão significativas, devido a permanência de um modo de organização social ainda predominantemente paternalista, que fora apenas reduzido pelo crescimento da urbanização, da industrialização e a ascensão social de alguns setores da sociedade antes excluídos.

No entanto, esta integração de outros setores da sociedade se dava de maneira bastante conservadora, de acordo com Freyre, na medida em que República ainda mantinha o modo de organização da Monarquia.

De qualquer maneira, o Estado possui, de fato, suas obrigações em relação ao progresso do país.

Entretanto, não se pode esquecer que cada indivíduo pode e deve participar desse processo: cada um de nós precisa exercer suas funções como cidadão, tendo conhecimento pleno de seus direitos e deveres.

Somente assim se terá um país cada vez mais justo, digno e ético.

Fonte: Blog Verbo Jurídico/ junho/2022.

VENHA COMPARTILHAR DO NOSSO TRABALHO

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau´ls Hotel ou na Sede do Clube, no Arraial dos Claudinos

Acesse para www.rotarygaspar.org.br